Topo

"Cinquenta Tons de Cinza" ganha prêmio de livro do ano no Reino Unido

A escritora britânica E.L. James com cópia do livro "Cinquenta Tons de Cinza" em livraria de Londres, no Reino Unido  - Karel Prinsloo/Efe
A escritora britânica E.L. James com cópia do livro "Cinquenta Tons de Cinza" em livraria de Londres, no Reino Unido Imagem: Karel Prinsloo/Efe

04/12/2012 19h38

O bem-sucedido romance erótico "Cinquenta Tons de Cinza", da autora britânica E.L. James, ganhou nesta terça-feira (4) o prêmio de livro de ficção do ano (National Book of The Year) no Reino Unido.

O livro de E.L. James é o primeiro de uma trilogia erótica que se transformou em um fenômeno em 2012 ao vender 5,3 milhões de cópias no Reino Unido e mais de 20 milhões de exemplares no mundo todo.

O romance, o mais vendido de todos os tempos nas livrarias britânicas e cujo conteúdo foi catalogado pela crítica como "pornô para mães", recebeu o prêmio com o qual tradicionalmente a indústria editorial britânica reconhece os grandes best-sellers do ano.

Em outras edições, o prêmio, entregue desde 1990, foi para "O Código da Vinci" (2005) de Dan Brown, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (2006) de J.K. Rowling e "O Diário de Bridget Jones" (1998) de Helen Field.

Neste ano, "Cinquenta Tons de Cinza" venceu "1356", de Bernard Cornwell; "Citadel", de Kate Mosse; "The Thread", de Victoria Hislop; "The Rose Petal Beach", de Dorothy Koomson, e "Me, Before You", de JoJo Moyes.