Topo

Helen Mirren lembra grandes atrizes ao receber prêmio europeu

01/12/2012 19h06

Valletta (Malta), 1 dez (EFE).- A atriz britânica Helen Mirren, vencedora do Oscar em 2006 por seu papel em "A Rainha", de Stephen Frears, afirmou neste sábado que quis ser atriz desde que, aos 16 anos, viu Monica Vitti em "A Aventura", de Michelangelo Antonioni.

"Vitti, Claudia Cardinale, Ana Magniani, Jeanne Moreau... Eu queria ser como aquelas putas gloriosas", disse a atriz em referência aos papéis destas atrizes que lhe impressionaram, ao receber, nesta noite em Valletta (Malta), o prêmio de honra da Academia do Cinema Europeu.

Com este prêmio, a Academia reconhece sua contribuição ao cinema europeu e mundial e uma excepcional carreira internacional, marcada por seus trabalhos em Hollywood.

A atriz, de 67 anos, muito elegante em um longo vestido preto com flores bordadas em dourado, esbanjou senso de humor durante a festa.

Mirren, que recebeu seu prêmio das mãos do ator Michael Gambon, reconheceu que sua vida cinematográfica, no final, a tinha levado por "outros roteiros", mas se sentia igualmente orgulhosa disso.

Considerada uma das damas do cinema britânico, Helen Mirren concorreu em outras três ocasiões ao Oscar, a última vez em 2010 por "A Última Estação" e antes por "As Loucuras do Rei Jorge" (1994) e "Assassinato em Gosford Park" (2001).