Entretenimento

Coleção de arte do cineasta Henri-Georges Clouzot será leiloada em Paris

Reprodução
Obra Buquê de Flores, de Pablo Picasso, faz parte da coleção do cineasta Henri-Georges Clouzot e é avaliada em mais de US$38 mil Imagem: Reprodução

30/11/2012 09h30

Mais de 50 obras de arte que pertenceram ao falecido cineasta francês Henri-Georges Clouzot ("As Diabólicas"), incluindo algumas telas de Pablo Picasso, Georges Braque e Antoni Tàpies, vão a leilão neste sábado em Paris.

Segundo a casa de leilões Christies, que espera arrecadar entre US$ 3,8 e 6,4 milhões pelo conjunto da coleção, o dinheiro arrecadado será destinado a organização religiosa Secours Catholique, que, além do valor dessas obras, também se beneficia dos direitos autorais dos filmes de Clouzot.

Clouzot (1907-1977), que foi casado com a brasileira Vera Clouzot (1913-1960), tinha uma grande paixão pela arte, algo que era refletido em sua produção cinematográfica com trabalhos como "O Mistério de Picasso" (1956), um documentário de 78 minutos no qual mostra o gênio cubista pintando sobre uma superfície de vidro.

O leilão, que dividira as obras - incluindo peças usadas nos filmes - em 60 lotes, também serve para lembrar a intensa relação do cineasta com os artistas contemporâneos a seu período de atividade, como Miró, Braque, Picasso, Romy Schneider, Serge Reggiani, Brigitte Bardot e Yves Montand.

A venda da coleção de arte do autor de "O Salário do Medo" também inclui trabalhos de Louis Pons, Pierre Soulages, André Buchant, Honoré Daumier, Julio González, Robert Delaunay e Louise Nevelson, assim como peças de arte africana que serão incluídos nos catálogos de um leilão temático que será realizado dez dias depois.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo