Coleção de arte do cineasta Henri-Georges Clouzot será leiloada em Paris
Mais de 50 obras de arte que pertenceram ao falecido cineasta francês Henri-Georges Clouzot ("As Diabólicas"), incluindo algumas telas de Pablo Picasso, Georges Braque e Antoni Tàpies, vão a leilão neste sábado em Paris.
Segundo a casa de leilões Christies, que espera arrecadar entre US$ 3,8 e 6,4 milhões pelo conjunto da coleção, o dinheiro arrecadado será destinado a organização religiosa Secours Catholique, que, além do valor dessas obras, também se beneficia dos direitos autorais dos filmes de Clouzot.
Clouzot (1907-1977), que foi casado com a brasileira Vera Clouzot (1913-1960), tinha uma grande paixão pela arte, algo que era refletido em sua produção cinematográfica com trabalhos como "O Mistério de Picasso" (1956), um documentário de 78 minutos no qual mostra o gênio cubista pintando sobre uma superfície de vidro.
O leilão, que dividira as obras - incluindo peças usadas nos filmes - em 60 lotes, também serve para lembrar a intensa relação do cineasta com os artistas contemporâneos a seu período de atividade, como Miró, Braque, Picasso, Romy Schneider, Serge Reggiani, Brigitte Bardot e Yves Montand.
A venda da coleção de arte do autor de "O Salário do Medo" também inclui trabalhos de Louis Pons, Pierre Soulages, André Buchant, Honoré Daumier, Julio González, Robert Delaunay e Louise Nevelson, assim como peças de arte africana que serão incluídos nos catálogos de um leilão temático que será realizado dez dias depois.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.