Topo

Com Marisa Monte e Sonia Braga, Calendário Pirelli 2013 é apresentado no RJ

A atriz Sonia Braga foi uma das retratadas por Steve McCurry para o Calendário Pirelli 2013 (22/11/12) - Alessandro Scotti/Pirelli
A atriz Sonia Braga foi uma das retratadas por Steve McCurry para o Calendário Pirelli 2013 (22/11/12) Imagem: Alessandro Scotti/Pirelli

27/11/2012 15h31

Destacando as paisagens cariocas como pano de fundo, das comunidades aos turísticos postais, e modelos com perfil de ativista, o Calendário Pirelli 2013, realizado pelo fotógrafo de guerra Steve McCurry, foi apresentado nesta terça (27), no Rio de Janeiro.

O calendário preparado para o próximo ano pretende mostrar a "recente transformação socioeconômica brasileira", explicaram os idealizadores durante a entrevista coletiva realizada no Hotel Copacabana Palace.

Nesta edição, além das top models, o calendário também exalta os turísticos bairros da Lapa e de Santa Teresa, os pontos mais altos das comunidades situadas nos morros e os bares e casas noturnas da cidade. Como não poderiam faltar, os postais símbolos, como o Pão de Açúcar, também compõe os retratos de McCurry.

Entre as participantes, que não se destacam apenas pela beleza, mas também pelo ativismo social, se encontram as brasileiras Isabeli Fontana e Adriana Lima, que posou grávida, além da atriz Sonia Braga e da cantora Marisa Monte.

Entre as modelos internacionais, aparecem Hanna Ben Abdsslem, Summer Rayne Oakes, Karlie Kloss, Liya Kebede, Kyleigh Kuhn, Elisa Sednaoui e a tcheca Petra Nemcova. O fotografo americano Steve McCurry, conhecido no mundo todo pelo retrato de uma jovem afegã que foi estampado na capa da revista da "National Geographic" em 1985, foi o encarregado de ilustrar o Calendário Pirelli deste ano, um trabalho que foi realizado durante duas semanas pelas ruas do Rio.

"Esta edição do calendário é especial porque escolhemos modelos com um forte envolvimento em projetos solidários", explicou à Agência Efe o fotógrafo, que ressaltou se entusiasmar mais com a rua do que com os trabalhos comerciais.

O Calendário Pirelli para o próximo ano também se difere ao alternar fotos de atrizes e modelos profissionais com imagens de pessoas comuns, como um boxeador treinando na favela do Cantagalo, uma vendedora de frutas e praticantes de capoeira em plena ação. Esta é a terceira ocasião que a marca escolhe o Brasil como cenário.

A cada ano, a Pirelli dá carta branca a um dos melhores fotógrafos do mundo para imortalizar as mulheres mais belas do mundo em seu reconhecido calendário, que já contou com profissionais do nível de Patrick Demarchelier, Karl Lagerfeld, Richard Avedon, Bruce Weber, Peter Lindbergh, Mario Testino e Annie Leibovitz, entre outros.