Topo

Rádios públicas latino-americanas buscam aprofundar integração

23/11/2012 23h21

Montevidéu, 23 nov (EFE).- Representantes das rádios públicas de Brasil, Argentina, Cuba, Equador, Uruguai e Venezuela firmaram um acordo nesta sexta-feira para aprofundar seus esforços de integração "em todas as dimensões", fortalecendo a troca de conteúdo e a formação de trabalhadores, além de criar uma rede de correspondentes comuns.

Essas foram as principais conclusões da 3ª Reunião de Diretores de Rádios Públicas da América Latina e do Caribe, que durante dois dias se desenvolveu em Montevidéu.

Segundo explicou à Agência Efe o diretor de Radiodifusão Nacional do Uruguai, Sergio Sacomani, entre as ideias aceitas no encontro está a de impulsionar uma rede de correspondentes comuns, com o objetivo de compartilhar recursos humanos para enriquecer suas transmissões.

Além disso, também se buscará promover a formação e a capacitação comum de jornalistas e outros trabalhadores das rádios para ter um quadro de profissionais de primeiro nível na região.

Outra das ideias que serão postas em prática é a de fortalecer o portal "Vozes do Sul", criado há poucos meses e no qual cada emissora fornece parte do seu conteúdo para que possa ser empregado pelas demais, com a ideia de somar "conteúdos especiais e de qualidade" por parte de cada uma das rádios.

No documento final da reunião, as emissoras participantes ratificaram sua "defesa da democracia", recomendando "o fortalecimento da imprensa pública para impulsionar o compromisso democrático".