Topo

Video Guerrilha projeta obras de mais de 100 artistas em prédios de São Paulo

Teste de projecão dos vídeos que serão passados em prédios da rua Augusta. O evento faz parte do 3.º Video Guerrilha que acontece de quinta a sabado - Eduardo Anizelli/Folhapress
Teste de projecão dos vídeos que serão passados em prédios da rua Augusta. O evento faz parte do 3.º Video Guerrilha que acontece de quinta a sabado Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

22/11/2012 09h17

Mais de 100 artistas de todo o mundo cobrirão a partir desta quinta-feira (22) de imagens, luzes e cores a noite de São Paulo na terceira edição da Video Guerrilha, iniciativa que fará projeções gigantes nas fachadas de uma das ruas mais emblemáticas da cidade.

O evento consiste em projetar trabalhos de vídeo-arte, fotografia e animação, entre outras linguagens do audiovisual, em 14 fachadas da Rua Augusta.

Os artistas buscam criar um tipo de coreografia de imagem que transforme em uma galeria ao ar livre uma das ruas mais boêmias da capital.

A intervenção artística será feita de forma coletiva por artistas brasileiros e de países como Espanha, Rússia, Cuba, Peru, Argentina, México, Colômbia, China, Alemanha, França e Canadá.

O objetivo da iniciativa é "promover o intercâmbio artístico, cultural e profissional", segundo um comunicado dos organizadores.

Em 2011 as megaprojeções de Vídeo Guerrilha foram reconhecidas como a melhor iniciativa cultural de artes visuais pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Além disso, o evento, que acontece em uma via que leva ao trecho mais deteriorado do Centro de São Paulo, procura fomentar o debate sobre a revitalização dos espaços degradados.

O objetivo dos organizadores é que o evento se transforme em uma atividade itinerante e em 2013 passe a ocupar os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e o Complexo Cultural da República, em Brasília.