Topo

Artista plástico Anish Kapoor dança "Gangnam Style" em defesa de chinês Ai Weiwei

Artista chinês Ai Weiwei faz paródia de sucesso coreano "Gangnam Style"; veja  - Reprodução/Instagram/xuye1226
Artista chinês Ai Weiwei faz paródia de sucesso coreano "Gangnam Style"; veja Imagem: Reprodução/Instagram/xuye1226

Londres

22/11/2012 17h35

O artista plástico indiano-britânico Anish Kapoor, ao lado de destacadas figuras do mundo da cultura, aparece em um vídeo dançando ao estilo "Gangnam Style" para reivindicar liberdade de expressão na China e prestar solidariedade a Ai Weiwei.

Após inúmeras versões do grande êxito de do rapper sul-coreano Psy, Kapoor decidiu convencer 250 personalidades relacionadas com o mundo da cultura no Reino Unido para elaborar um animado protesto contra a censura do regime chinês.

No vídeo, que conta com apoio de organizações como Anistia Internacional e a Liberty, o artista Mark Wallinger e o escritor Hanif Kureishi, entre outros, se arriscam nos passos de "Gangnam Style" para fazer uma chamada a favor da liberdade de expressão e em solidariedade os dissidentes chineses. O cantor dessa versão mais comprometida do êxito de Psy é o próprio Kapoor, que também aparece no vídeo com uma camiseta com o rosto do artista chinês sob a palavra "desaparecido" e umas algemas.

O vídeo, que é coreografado por Akram Khan, responde à proibição do Governo chinês de uma paródia que Ai Weiwei, que se encontra em prisão domiciliar, fez com a mesma canção e que foi proibida pelas autoridades de seu país.

"Nosso vídeo pretende chamar a atenção sobre a liberdade de expressão. Esperamos que este gesto de apoio a Ai Weiwei e todos os prisioneiros de consciência seja divulgado amplamente e ajude a enfatizar a importância que a liberdade tem para todos nós", declarou Kapoor.

Enquanto o pegajoso tema do rapper sul-coreano é cantado, os participantes mostram cartazes com palavras de ordem como "permanecer juntos contra a censura", enquanto no cenário aparecem alguns nomes de presos de consciência, incluindo o do grupo punk russo Pussy Riot.

A versão de Kapoor é a última das muitas que foram feitas a partir do clipe "Gangnam Style", um fenômeno da internet que se transformou no vídeo mais visto da história do YouTube.