Topo

Gravura "feia" de Salvador Dalí é descoberta entre objetos de doação anônima

Reprodução da obra "Os Ciclos da Vida: Reflexos", do surrealista Salvador Dalí (20/11/2012) - Tacoma Goodwill Industries/EFE
Reprodução da obra "Os Ciclos da Vida: Reflexos", do surrealista Salvador Dalí (20/11/2012) Imagem: Tacoma Goodwill Industries/EFE

Da EFE

20/11/2012 00h50

Uma gravura original de Salvador Dalí foi descoberta nesta segunda-feira (19) em meio aos objetos deixados por um doador anônimo em uma tenda solidária em Takoma, no estado de Washington (EUA).

"A encontramos entre outros objetos de segunda mão que foram doados", relatou à agência Efe Dylan Lippert, o responsável de vendas eletrônicas da tenda.

A loja, que faz parte da rede solidária Goodwill, leiloará a enigmática doação nas próximas horas e espera arrecadar cerca de US$ 20 mil, montante que será destinado à inserção de deficientes físicos ao mercado de trabalho.

Inicialmente, os trabalhadores da tenda criticaram a obra, considerada "feia".

"O quê é isso? Por que alguém iria querer isso?", chegou a comentar um dos funcionários.

O diretor da loja e o especialista em doações de arte, no entanto, suspeitaram que pudessem estar diante de uma obra do pintor espanhol.

A empresa então descobriu um certificado de autenticidade na obra e contratou um especialista, que confirmou que se trata de um dos 150 originais da série numerada "Os Ciclos da Vida: Reflexos".