Topo

Plácido Domingo será nomeado embaixador da boa vontade da Unesco

14/11/2012 15h36

Paris, 14 nov (EFE).- A tenor espanhol Plácido Domingo será nomeado embaixador da boa vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como reconhecimento "a sua carreira artística excepcional e ao apoio prestado aos jovens músicos de ópera", informou nesta quarta-feira a própria entidade.

A cerimônia, presidida pela secretária-geral da Unesco, Irina Bokova, acontecerá no próximo dia 21 na sede da organização em Paris, e na sequência ocorrerá uma festa beneficente.

O evento terá a participação das sopranos Micaëla Oeste e Angel Blue, que interpretarão temas de jazz, da Broadway e de ópera com o pianista Timothy End. Também estarão presentes o violinista Ino Mirkovic e a pianista Ksenia Kogan.

A arrecadação da cerimônia será destinada ao programa Educação para Todos e ao novo Festival Plácido Domingo de Sevilha (Espanha), apoiado pela Unesco, acrescentou em comunicado a agência da ONU.

"Os Embaixadores da Boa Vontade da Unesco são personalidades que contribuem generosamente com seu talento e seu status para promover os objetivos da Organização em matéria de educação, ciência, cultura e comunicação", destacou a entidade.

Ostentam esse título, entre outros, o estilista brasileiro Oskar Metsavaht, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, o tenor peruano Juan Diego Flórez, o pianista e compositor americano Herbie Hancock, o ator americano Forest Whitaker e a guatemalteca Rigoberta Menchú, vencedora do prêmio Nobel da Paz.