Entretenimento

Capítulo inédito de romance de Truman Capote é publicado nos EUA

Arquivo Efe
Escritor norte-americano Truman Capote Imagem: Arquivo Efe

06/11/2012 18h46

Um capítulo inédito do romance autobiográfico "Preces Atendidas", do grande jornalista e escritor americano Truman Capote, foi publicado na edição de dezembro da revista "Vanity Fair".

A minuta do capítulo, intitulado de "Lates e Coisas", foi descoberto pelo editor da revista, Sam Kasher, enquanto examinava documentos e papéis de Capote (1924-1984) relativos ao romance póstumo publicado em 1987, que conta a história de um cruzeiro pelo Mediterrâneo com ricos e famosos.

O romance inacabado, do qual são conhecidos poucos capítulos, chocou muitos amigos de Capote da alta sociedade.

São apenas seis páginas nas quais o autor de "A Sangue Frio" detalha diversas situações em um cruzeiro de três semanas pelo Mediterrâneo a bordo de um iate alugado por um amigo pessoal.

O biógrafo de Capote, Gerald Clarke, disse à revista "Vanity Fair" que se trata do "típico Truman", e expressou seu convencimento de que este capítulo inédito seria, seguramente, mais longo que as seis páginas publicadas.

Considerado um dos melhores escritores e pensadores dos Estados Unidos na segunda metade do século XX, junto a Gore Vidal e Norman Mailer, Capote saltou à fama em 1948 com seu primeiro romance, "Outras Vozes, Outros Âmbitos", no qual trata abertamente do tema homossexualidade.

No entanto, o seu romance mais celebrado é "A Sangue Frio" (1966), graças a criação do termo romance de não ficção e do qual foi realizada, em 1967, uma extraordinária adaptação para o cinema pelo diretor Richard Brooks.

O brilhante e polêmico escritor que disse "sou alcoólico, sou drogado, sou homossexual e sou um gênio", levou uma vida regada por álcool e pelas drogas, o que não impediu de revolucionar o conceito do jornalismo e de contar os fatos noticiosos.

Sua dependência cada vez maior de psicofármacos, combinados com o álcool, deterioraram sua saúde e suas relações com muitos de seus amigos, até morrer em 1984, em Los Angeles, vítima de um câncer de fígado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo