Topo

Restauração frustrada de "Ecce Homo" faz sucesso como fantasia de Halloween

Fantasia de Halloween usada pela internauta Redditokki faz referência à restauração falha da pintura "Ecce Homo" (30/10/12) - Redditokki/EFE
Fantasia de Halloween usada pela internauta Redditokki faz referência à restauração falha da pintura "Ecce Homo" (30/10/12) Imagem: Redditokki/EFE

Marc Arcas

31/10/2012 10h07

A famosa restauração fracassada do Ecce Homo de Borja (Zaragoza, Espanha) continua sendo uma sensação nos Estados Unidos, onde se transformou em um "ícone pop" e, rebatizada jocosamente como "eccemono", deve ser uma das fantasias que mais vai chamar a atenção nas festas de Halloween.

Muitos internautas já postaram fotografias das fantasias de Halloween em vários sites e nas redes sociais, entre as quais se destacam as do "eccemono".

"Postei a foto no portal 'Reddit' - muito popular nos EUA - e em apenas dois dias se tornou um autêntico fenômeno: as pessoas me escreviam, me felicitavam, me perguntavam como eu tinha feito, pois também queriam fazê-la", explicou em uma entrevista telefônica com a Agência Efe a usuária Redditokki, a pioneira em mostrar sua fantasia de "eccemono".

Aos 28 anos, casada, e moradora do estado de Maryland, Redditokki, que não é maquiadora nem trabalha com nada relacionado com a maquiagem, se mostrou surpresa com a repercussão que atingiu algo que deveria ser somente uma "piada".

"Meu marido foi quem me mostrou pela primeira vez uma fotografia do Ecce Homo 'restaurado', que parecia muito engraçada. No dia seguinte, pensei em me fantasiar como a pintura. Tinha certeza que faria o meu marido rir", garantiu.

"Mandei para ele a foto da fantasia por e-mail, já que ele estava no trabalho, e ele ficou encantado. Me telefonou e disse que devíamos compartilhá-la, que devíamos postá-la na internet. No início eu duvidei, porque se tratava de uma brincadeira privada, uma piada pessoal que eu tinha feito com meu marido e não tinha certeza se deveria se tornar pública", explicou.

Assim como Redditokki, o usuário Jumperlin do portal "Imgur" foi outro dos precursores desta iniciativa e já no final de setembro compareceu a uma feira de histórias em quadrinhos em Atlanta (Geórgia) vestido como o personagem.

Em Los Angeles, alguns supermercados vendem velas com imagens religiosas - algo muito comum nos EUA - nas quais aparece o "eccemono" e, inclusive, circulam pela internet fotografias de pessoas que tatuaram a pintura no ombro.

O fenômeno foi tão grande que, além do "eccemono", outras criações foram feitas baseadas na restauração "fracassada" da pintura de Borja, tais como: "Potato Jesus" (Jesus Batata), "Beast Jesus" (Jesus Fera), "Afrojesus" e "Monkey Jesus" (Macaco Jesus).

"Conheço a história. Eu li na internet e em vários meios de comunicação dos Estados Unidos", disse Redditokki, que conhece a história divulgada no mês de agosto, quando uma senhora idosa, moradora de Borja, deixou irreconhecível uma pintura do Ecce Homo, feita em 1930, em um santuário da cidade ao tentar restaurar a obra.

"O que eu acho mais interessante em toda essa história é que as intenções da artista eram boas, que essa mulher queria fazer algo bom, queria ajudar", explicou a internauta, para quem "isso faz com que todo o acontecido se envolva com uma aura muito humana, muito natural".

"Os feitos podem parecer ridículos, mas há muita simplicidade neles", sentenciou.

Junto com o "eccemono", outra fantasias que deve estar entre as mais originais neste Halloween é a do popular personagem da Vila Sésamo "Big Bird" - conhecido no Brasil como Garibaldo -, que foi uma das sensações dos debates entre os candidatos à presidência dos EUA, Barack Obama e Mitt Romney.