Topo

Daniel Day-Lewis doa manuscritos de seu pai à Universidade de Oxford

Daniel Day-Lewis em "Sangue Negro" (2007) - Divulgação
Daniel Day-Lewis em "Sangue Negro" (2007) Imagem: Divulgação

30/10/2012 01h43

O ator inglês Daniel Day-Lewis doou nesta segunda-feira à Universidade de Oxford os manuscritos de seu pai, o poeta Cecil Day-Lewis (1904-1972), considerado um dos autores anglo-irlandeses mais relevantes do século 20.

A coleção cedida à Biblioteca Bodleian - a maior universitária do mundo - apresenta, em um total de 54 caixas, cartas do escritor a sua segunda mulher, a atriz Jill Balcon; roteiros para rádio e televisão; material audiovisual e manuscritos de suas obras, entre outros.

Com estes documentos, a universidade espera introduzir-se na obra do poeta e nos aspectos de sua vida pessoal de um ângulo mais íntimo, como através da correspondência que Day-Lewis manteve com os também escritores Kingsley Amis e Robert Graves, e com a atriz Peggy Ashcroft.

O ator de 55 anos, protagonista de filmes como "Gangues de Nova York" e "Em Nome do Pai", declarou que tanto sua irmã Tamasin como ele estão "encantados" que os manuscritos permaneçam em Oxford, pois isso teria "agradado" a seu pai, que desenvolveu grande parte de sua carreira nessa prestigiada instituição.

Após estudar em Oxford, Cecil Day-Lewis obteve o posto de professor de poesia em 1951, um trabalho que combinou com a criação de sua obra poética e narrativa, entre a qual figuram os romances de mistério publicadas sob o pseudônimo de Nicholas Blake.

"Se os documentos tivessem acabado fora do país teria entristecido nossa família. As gerações futuras terão agora um acesso fácil a estes arquivos para pesquisá-los ou simplesmente ver como um poeta trabalhava", explicaram os filhos do autor em comunicado.

Nesta coleção destaca-se a correspondência que o escritor manteve com sua segunda mulher, a atriz Jill Balcon, que realizou numerosas leituras públicas dos poemas de seu marido, inclusive após sua morte.