Entretenimento

Lisboa homenageará Saramago todos os anos a partir de seu 90º aniversário

Folhapress
José Saramago, autor português vencedor do Prêmio Nobel de Literatura Imagem: Folhapress

23/10/2012 19h41

O 90º aniversário de José Saramago, que acontecerá no dia 16 de novembro, será também o primeiro “Dia do Desassossego” – data especial criada para lembrar anualmente o prêmio Nobel de Literatura.

A partir deste ano, Lisboa, capital de Portugal, vai rememorar Saramago em seus aniversários. A homenagem é semelhante à feita em Dublin, Irlanda, a cada 16 de junho, quando leitores de James Joyce saem às ruas com o livros em mãos para homenagear o autor.

"Nós vamos passear com Saramago por toda Lisboa com 'O Ano da Morte de Ricardo Reis', um livro muito lisboeta", explicou nesta terça-feira (23) Pilar del Río, viúva do escritor, na apresentação das celebrações do aniversário.

Com esse convite a uma festa espontânea, cívica e cultural, que se repetirá anualmente, a Fundação José Saramago quer unir o Nobel com outro dos grandes escritores lusos, Fernando Pessoa, autor de "O Livro do Desassossego".

"Queremos desassossegar, mas também levar um sorriso ao desassossegado para enfrentar a tristeza de Portugal", afirmou Pilar.

Entre outros atos previstos em memória do escritor, a Casa dos Bicos de Lisboa, sede da fundação, será palco de uma dramatização de seu celebre "Memorial do Convento".

Antes que acabe este ano está prevista em Portugal a publicação de "A Estátua e a Pedra", que só contava com edição italiana e que Pilar considera um texto "definitivo" para entender a mudança de Saramago após o veto do governo luso a apresentar seu "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" a um prêmio europeu.

Com aquele veto o escritor se mudou para Lanzarote e, acrescentou sua viúva, deixou de escrever "livros portugueses" para criar obras "universais".

Além das comemorações lusas, na Espanha, onde Saramago viveu muitos anos, serão organizados diversos atos em meados de novembro para recordá-lo.

Em Madri, o aniversário será comemorado na Casa do Leitor e no Circulo de Belas Artes, enquanto em Tias, cidade de Lanzarote onde Saramago morou e morreu, haverá um programa de atos de duas semanas.

Na casa do escritor será exibido o filme "Ensaio sobre a Cegueira", dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e baseado no livro homônimo de Saramago.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo