Entretenimento

Peter Meyers diz que livros não impedem interatividade

18/10/2012 20h37

Rio de Janeiro, 18 out (EFE).- O americano Peter Meyers, estudioso das relações entre literatura e novas tecnologias, disse nesta quinta-feira que os livros já não são "pacotes" que impedem a interatividade, nem de brincar com elementos tecnológicos, pois está superado atualmente.

Meyers declarou à Agência Efe que na atualidade se pode acrescentar "a experiência do livro" aspectos como áudio ou interatividade com outros usuários, a fim de enriquecer a leitura tradicional.

A interatividade permite que, em fóruns da internet, fãs de uma obra criem sequências para a mesma, ou um final diferente da história original.

O especialista, colaborador de jornais como o "The New York Times" e o "The Wall Street Journal" destacou que isso não quer dizer que ler livros em um aparelho eletrônico seja mais "maravilhoso".

Dos livros escritos sobre as crianças de agora, que crescem rodeadas de aparelhos como videogames e smartphones, Peter Meyers disse que espera "colagens", misturas onde fiquem claras o uso destas tecnologias.

Meyers está no Rio de Janeiro, onde irá expor nesta quinta-feira suas teorias sobre esta relação em uma conferência na qual se inaugura o ciclo "Zona Digital", dedicado ao impacto das novas tecnologias na criação cultural.

"Zona Digital" é um centro de debates sobre o impacto das novas tecnologias na criação cultural digital e seu reflexo no mercado editorial, criado pelo 'Oi Futuro', instituto social da operadora de telefonia Oi.

O programa da "Zona Digital" inclui outras conferências sobre temas como os jogos narrativos e o uso do livro como instrumento multimídia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo