Entretenimento

Yoko Ono doa obras interativas que incentivam crianças a fazerem desejos

YokoOno.com
Yoko Ono inaugura o projeto "Wish Tree for Hope" Imagem: YokoOno.com

Palma

17/10/2012 17h10

Yoko Ono doou um conjunto de três obras interativas para a Fundação Yannick e Bem Jakober, com sede em Alcúdia, na ilha de Mallorca, chamado de "Play it by Truste", que encoraja crianças a fazerem desejos, pintarem pela paz e apagarem as fronteiras dos países. 

A primeira obra, que leva o nome de "Wish Tree for Hope" (Árvore dos desejos para a esperança, 1996/2012), contém instruções escritas pela própria artista. "Inclua seu desejo em um galho de árvore", segundo informou nesta quarta (17) a instituição beneficiada.

Para brincar, são entregues etiquetas com cordas para que, desta maneira, as crianças possam escrever seus desejos e pendurá-los em uma árvore selecionada do sítio Sa Bassa Blanca. Quando a árvore estiver cheia, as etiquetas serão devolvidas para a artista, que as conservará em sua torre na Islândia, chamada de "Imagine Peace Tower".

Yoko Ono disse que o trabalho é uma inspiração de quando era pequena e morava no Japão. "Quando era menina no Japão, costumava ir ao templo para escrever um desejo sobre um pedaço de papel e o colocava em um galho de uma árvore. As árvores nos pátios dos templos estavam sempre cobertas de desejos do povo e de longe, pareciam flores brancas. Todas as minhas obras são uma forma de desejo", disse.

"Imagine Peace" (Imagine a paz, 2002/2012), é um trabalho inspirado em uma frase de uma das mais célebres canções de John Lennon. "Imagine todas as pessoas vivendo em paz". A obra consiste em diversos mapas de diferentes partes do mundo, instalados sobre uma parede do Pavilhão Yoko Ono, onde as crianças podem estampar as palavras "Imagine Peace" com tintas de diversas cores.

A última obra interativa, "Add Cor Painting" (Acrescente cor à pintura, 1960/2012), as crianças podem mudar as fronteiras dos países com marcadores coloridos em seis globos instalados em estantes de diversas alturas. Os marcadores podem ser removidos e assim, as crianças modificam as fronteiras constantemente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo