Topo

Escultura de Damien Hirst mostrando mulher nua e grávida causa polêmica na Inglaterra

Obra do artista inglês Damien Hirst, "Verity"  - AP Photo/ Ben Birchall/PA
Obra do artista inglês Damien Hirst, "Verity" Imagem: AP Photo/ Ben Birchall/PA

16/10/2012 17h36

Uma polêmica escultura de bronze de 20 metros, obra do artista britânico Damien Hirst, que representa uma mulher nua e grávida, foi instalada nesta terça (16) junto ao mar no porto de Ifracombe, ao sul da Inglaterra. 

A estátua, que pesa 25 toneladas e que o artista doou por 20 anos à cidade localizada no condado de Devon, provocou opiniões distintas entre os moradores, que a classificaram desde "obra de arte" até "monstruosidade indecente". 

"Verity", como é conhecido o novo trabalho do conceituado artista britânico, carrega um espada e mostra alguns de seus órgãos vitais e parte do feto. A colocação junto ao mar da estátua, com o objetivo de atrair a atenção para o povoado e incentivar o turismo, significou um intenso debate entre os partidários e detratores da obra. 

Algumas pessoas que assistiram a instalação da obra opinaram que a estátua irá colocar Ifracombe no mapa, mas outros a qualificaram de "imoral", "obscena", "ofensiva", "desagradável", "grotesca" e "um insulto para as mulheres". O vereador Mark Edmunds disse que "a arte divide as pessoas. Uma das coisas boas sobre 'Verity' é que ao ser controvertida trará turistas ao povoado".

Hirst, que possui um restaurante na cidade e que vive nos arredores do local, definiu a escultura como "uma alegoria moderna da verdade e da justiça". O artista britânico, conhecido por seus quadros de borboletas e animais seccionados, inspirou-se em um quadro de Edgar Degas do final do século 19 chamado "A bailarina".