Entretenimento

Liverpool terá fim de semana de festejos por 50 anos do 1°single dos Beatles

04/10/2012 13h32

Londres, 4 out (EFE).- Um cânone de mais de mil vozes entoará a canção "Love Me Do", dos Beatles, no centro de Liverpool, na sexta-feira, para celebrar os 50 anos do primeiro lançamento single da banda britânica.

A prefeitura de Liverpool e o museu "Beatles Story", que são os organizadores do evento, propõem bater um recorde do Guinness Book no primeiro ato de um final de semana de festejos, que foi batizado como "Love Me Do Weekend".

Para o "The Cavern", famoso bar subterrâneo onde a banda começou sua caminhada musical, estão programadas uma série de atrações para comemorar meio século da canção que, com apenas dois acordes (Dó e Sol), começou a mudar a história da música popular.

Em 5 de outubro de 1962, foi lançado o primeiro single de um grupo liderado por John Lennon e Paul McCartney, duas figuras desconhecidas na indústria musical da época que cantavam e ao mesmo tempo tocavam guitarra e baixo.

A canção ficou na 17ª posição nas listas de sucesso após o lançamento, um começo modesto que não condiz com o destino de uma banda que chegou à primeira colocação com o terceiro single, "From me To You", e que poucos meses depois provocava delírio em seus fãs.

Meio século depois do início da carreira fonográfica, a vida dos The Beatles virou a principal atração turística da cidade de Liverpool, onde existem diversas lojas com souvenires sobre o grupo, visitas guiadas aos locais que frequentavam e até um hotel temático, "Hard Days Night Hotel".

A história de êxito da banda tem um ponto de virada no lançamento do primeiro single, que Paul McCartney compôs em 1958 com a colaboração de John Lennon em sua casa, cuja versão final foi gravada no estúdio localizado na Abbey Road, no norte de Londres, em setembro de 1962.

O produtor George Martin fez com que a banda gravasse a música três vezes, com três músicos diferentes na bateria. O primeiro foi Pete Best, que gravou a canção em estúdio pela primeira vez, Andy White e Ringo Starr, cuja versão é conhecida mundialmente.

Neste domingo, a rede "BBC" homenageará a banda com um documentário intitulado de "Love Me Do: Beatles 62", no qual apresenta um testemunho que narra a trajetória de Brian Epstein, representante do grupo, que comprou milhares de cópias do primeiro single dos Beatles para assegurar que a banda estava entre os primeiros discos mais vendidos.

Segundo narra Joe Flannery, parceiro de Epstein na época, o manager comprou 10 mil cópias de seus protegidos, um rumor que circula há anos e que nunca provado.

Após oito anos de glórias e sucessos desde "Love Me Do", os The Beatles se separaram oficialmente em 10 de abril de 1970, pouco depois de concluir as gravações do 11° álbum em estúdio, "Abbey Road".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo