Topo

Damon Albarn e Terry Gilliam unem forças para rejuvenescer a ópera

O ex-vocalista do Blur, Damon Albarn e o diretor de teatro Rufus Norris posam em piano gigante durante evento para divulgar a "Undress For The Opera", em Londres (3/10/12) - AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS
O ex-vocalista do Blur, Damon Albarn e o diretor de teatro Rufus Norris posam em piano gigante durante evento para divulgar a "Undress For The Opera", em Londres (3/10/12) Imagem: AFP PHOTO / JUSTIN TALLIS

Londres

03/10/2012 11h53

O músico Damon Albarn e o diretor de cinema Terry Gilliam uniram suas forças para atrair os jovens à ópera no London Coliseum, ainda que seja vestidos de jeans e tênis acompanhados de uma cerveja.

A English National Opera (ENO) apresentou nesta quarta-feira (3) o programa "Undress for the Opera", no qual colaboram o cantor do grupo Blur e da banda virtual Gorillaz e o ex-membro do Monty Phyton, com o objetivo de aumentar a audiência jovem nas apresentações de ópera.

"Este programa é uma oportunidade para experimentar, para aprender e é encorajador que se permita as pessoas descobrir algo novo neste lugar", disse Albarn em entrevista coletiva.

O projeto vai acontecer durante quatro noites ao longo da temporada nas quais se programarão as óperas "Don Giovanni" (15 de novembro), "La Traviata" (7 de fevereiro), "Sunken Garden" (18 de abril) e "The Perfect American" (13 de junho).

A ENO estimula os jovens a comparecerem vestindo jeans e tênis, e a desfrutar da cerveja e outros drinques em uma atmosfera distinta à habitual em uma apresentação de ópera.

"Queremos eliminar a percepção que a ópera não é para os jovens. Queremos que acreditem: 'A ópera é para mim'", afirmou a diretora da ENO, Loretta Tomasi.