Topo

Rainha Sofia inaugura exposição "Encontros com os Anos 30"

Rainha Sofia observa o quadro "Caracol, mulher, flor, estrela", de Miró, durante inauguração de exposição (2/10/12) - Fernando Alvarado/EFE
Rainha Sofia observa o quadro "Caracol, mulher, flor, estrela", de Miró, durante inauguração de exposição (2/10/12) Imagem: Fernando Alvarado/EFE

02/10/2012 12h14


Picasso, Miró, Antonio Berni, Fernand Léger e Charlotte Perriand são alguns dos artistas que chamaram a atenção da rainha Sofia durante a inauguração da exposição "Encontros com os Anos 30".

Com a grande exposição, que abre as portas para o público amanhã, quarta-feira, o Museu Rainha Sofia comemora o aniversário do painel "Guernica", que há 75 anos foi pintado por Pablo Picasso para lembrar o bombardeio da cidade em 26 de abril de 1937.

Acompanhada pela esposa de Mariano Rajoy, Elvira Fernández Balboa; pelo ministro da Educação, Cultura e Esportes, José Ignacio Wert; pelo presidente do conselho de administração do museu, Guillermo de la Dehesa, e pelo diretor do mesmo, Manuel Borja-Villel, a rainha percorreu os dois andares que a exposição ocupa.

Composta por mais de 400 obras, 75% delas inéditas na Espanha, a mostra pretende redefinir os parâmetros conceituais e históricos de um período fundamental do século XX, estratégico para entender os anos em que vivemos.

Durante o percurso, dona Sofia ouviu as explicações da curadora geral da exposição, Jordaniana Mendelson, e do diretor do museu, que responderam às perguntas que a rainha fez sobre algumas obras.

Dona Sofia posou diante da pintura de Antonio Berni "New Chicago Athletic Bilbao" (1937), explorou minuciosamente a ala que exibe cartazes sobre as grandes exposições internacionais e se deteve perante uma grande obra de Fernand Léger e Charlotte Perriand.

Obras de Miró e de Picasso também foram alvo da atenção da rainha, que encerrou a visita posando em frente ao "Guernica" de Picasso.

A exposição reúne peças de coleções e instituições de todo o mundo, entre elas o Pompidou, o MoMA, o Guggenheim de Nova York, o Metropolitan Museum e a Nationalgalerie de Berlim.

Alguns dos artistas mais importantes do século XX estão representados. Além de Picasso e Miró, podem ser contempladas as obras de Tanguy, Moholy-Nagy, Man Ray, Max Beckmann, Delaunay, Mondrian, Kandinsky, Buñuel, Torres-García e Mario Sironi, entre muitos outros.