Entretenimento

Museu Rainha Sofia celebra com exposição os 75 anos do "Guernica", de Picasso

EFE
Grupo de visitantes contempla a obra "Guernica", de Picasso, no museu Rainha Sofia, em Madri (1/10/12) Imagem: EFE

01/10/2012 14h08

O Museu Rainha Sofia está comemorando com uma grande exposição o aniversário da obra "Guernica", que há 75 anos foi pintada por Pablo Picasso para lembrar o bombardeio da cidade em 26 de abril de 1937.

"Encontros com os anos 30" é o título da mostra que pretende propiciar um encontro entre o visitante e a história, e reunir a produção dos artistas em uma década convulsa, essencial para entender os anos que vivemos.

A mostra, que será inaugurada amanhã pela rainha Sofia, é uma das mais importantes da temporada para o museu, ocupa mais de 2 mil metros quadrados, onde podem ser vistas mais de 400 peças, muitas das quais procedem das mais importantes instituições e coleções de todo o mundo.

Além disso, 75% delas nunca foram exibidas antes na Espanha, como a pintura de Antonio Berni "New Chicago Athletic Bilbao" (1937), e a peça "Combat des princes saturniens II", de Wolfgang Paalen.

A exposição pretende redefinir os parâmetros conceituais e históricos de um período fundamental do século XX, essencial para entender os anos em que vivemos; um período de conflito, ainda não suficientemente estudado, momento em que a arte e o poder se enfrentam e se apoiam.

Para Manuel Borja-Villela, diretor do museu, foi uma década de enorme intensidade e de grande criatividade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo