Topo

Forúm faz de São Paulo palco de reflexões sobre arquitetura contemporânea

24/09/2012 19h58

São Paulo, 24 set (EFE).- Especialistas de várias partes do mundo debatem os aspectos sociais, ambientais e artísticos da arquitetura e do urbanismo contemporâneos na terceira edição do Arq.Futuro, que começou nesta segunda-feira em São Paulo.

O fórum, que termina nesta terça, reúne nomes da arquitetura mundial como Tod Williams e Billie Tsien - premiados em várias ocasiões pelo Instituto Americano de Arquitetos - além de Thaddeus Pawlowski Jr., urbanista do departamento de planejamento de Nova York, para discutir sobre "A metrópole na encruzilhada: o futuro de caos ou ordem das megacidades em crescimento", tema da edição deste ano.

Também participa do Arq.Futuro o ganhador do Leão de Prata na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2008, o chileno Alejandro Aravena, e o diretor do Centro de Estudos de Ambiente Urbano do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), Carlo Ratti.

Pawlowski destacou em seu discurso que "o modernismo brasileiro produziu alguns dos melhores edifícios do mundo, mas não as melhores cidades", apontando como exemplo o problema do transporte urbano na cidade de São Paulo.

Já Carlo Ratti afirmou em seu discurso que a missão de arquitetos e engenheiros é pensar "como as pessoas vão usar o que fazemos e interagir com isso".

O objetivo do evento, patrocinado pelo Banco Santander, é reunir grandes nomes do panorama brasileiro e internacional para compartilhar experiências, apresentar ideias e proporcionar reflexões profundas sobre a arquitetura e o urbanismo.

O Arq.Futuro será realizado também nas cidades de Belo Horizonte (6 e 7 de novembro), Rio de Janeiro (3 e 4 de abril de 2013) e em Salvador, no ano que vem, em uma data que ainda será definida.