Topo

Entretenimento

Nasce a Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero-americano

18/09/2012 09h55

Madri, 18 set (EFE).- Quase 136 mil recursos digitais apresentados pelas Bibliotecas Nacionais do Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Panamá, de todo tipo de materiais, como desenhos, fotografias, partituras e recursos sonoros formam a Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero-Americano (BDPI) apresentada nesta terça-feira em Madri.

O portal foi apresentado durante a 23ª Assembleia da Associação de Bibliotecas Nacionais de Região Ibero-Americana (Abinia), realizada na Biblioteca Nacional da Espanha (BNE), dos dias 17 a 21 de setembro.

O projeto surgiu com o objetivo de integrar em uma mesma página web os recursos digitais de todas as bibliotecas participantes, e assim permitir o acesso a tais conteúdos a partir de um único ponto de consulta, informa a BNE em comunicado.

Além disso, a iniciativa permite a difusão do importantíssimo patrimônio bibliográfico ibero-americano a partir desta plataforma supranacional e multilíngue, acrescenta a nota.

A BDPI reúne quase 136 mil recursos digitais, entre desenhos, gravuras e fotografias, material cartográfico, partituras, recursos sonoros, além de monografias.

O portal foi projetado e desenvolvido pela BNE e permite realizar buscas sobre os principais campos dos registros bibliográficos procedentes dos índices das instituições e também sobre o texto dos documentos.

Nascido sob os auspícios da Abinia, o portal deve se transformar em um exemplo de cooperação internacional no âmbito ibero-americano, ressalta a BNE, que considera que pode "encorajar" todas as bibliotecas que fazem parte da associação a impulsionar a digitalização de suas coleções.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento