Topo

Morre aos 89 anos o poeta italiano Roberto Roversi

15/09/2012 11h44

O poeta italiano Roberto Roversi, que fundou a revista "Officina" junto com o diretor de cinema Pier Paolo Pasolini, morreu na última sexta-feira (14) em Bolonha, cidade em que nasceu, aos 89 anos, informou neste sábado (15) sua família.

Seus familiares informaram que de acordo com o desejo do poeta não haverá velório nem funeral. Após saber do falecimento, o presidente da República, Giorgio Napolitano, expressou sua tristeza e em mensagem enviada aos parentes disse que Roversi foi "um sensível intérprete" da mudança da sociedade italiana, de suas inquietações e transformações.

Nascido em Bolonha, em 28 de janeiro de 1923, Roversi se alistou entre os partisan aos vinte anos e combateu na Resistência contra o fascismo na região do Piemonte.

Em 1955, fundou a revista "Officina" ao lado do também já falecido Pasolini e do escritor e poeta Francesco Leonetti, e em 1961 criou a "Rendiconti". Em 1948, abriu a histórica livraria bolonhesa Palmaverde, que funcionou até 2006.

Roversi foi autor de algumas das mais famosas canções do cantor italiano Lucio Dalla e do grupo Gli Stadi. Em sua longa vida literária, escreveu cerca de 50 livros, entre poemas, romances e peças para o teatro.