Morre aos 89 anos o poeta italiano Roberto Roversi
O poeta italiano Roberto Roversi, que fundou a revista "Officina" junto com o diretor de cinema Pier Paolo Pasolini, morreu na última sexta-feira (14) em Bolonha, cidade em que nasceu, aos 89 anos, informou neste sábado (15) sua família.
Seus familiares informaram que de acordo com o desejo do poeta não haverá velório nem funeral. Após saber do falecimento, o presidente da República, Giorgio Napolitano, expressou sua tristeza e em mensagem enviada aos parentes disse que Roversi foi "um sensível intérprete" da mudança da sociedade italiana, de suas inquietações e transformações.
Nascido em Bolonha, em 28 de janeiro de 1923, Roversi se alistou entre os partisan aos vinte anos e combateu na Resistência contra o fascismo na região do Piemonte.
Em 1955, fundou a revista "Officina" ao lado do também já falecido Pasolini e do escritor e poeta Francesco Leonetti, e em 1961 criou a "Rendiconti". Em 1948, abriu a histórica livraria bolonhesa Palmaverde, que funcionou até 2006.
Roversi foi autor de algumas das mais famosas canções do cantor italiano Lucio Dalla e do grupo Gli Stadi. Em sua longa vida literária, escreveu cerca de 50 livros, entre poemas, romances e peças para o teatro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.