Topo

Feira internacional de Arte Moderna do Rio é aberta ao público a partir desta quinta (13)

Mulher observa instalação na segunda edição do ArtRio (12/9/12) - EFE
Mulher observa instalação na segunda edição do ArtRio (12/9/12) Imagem: EFE

13/09/2012 00h59

Obras de cerca de mil de artistas de diferentes países estão sendo exibidas na segunda edição da Feira Internacional de Arte Moderna e Contemporânea (ArtRio) que começou nesta quarta-feira (12) para convidados especiais e de amanhã até domingo poderá ser visitada pelo público.

Em uma estrutura montada nas instalações do Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, 120 galerias do Brasil e do exterior apresentam pinturas, esculturas, fotografias e instalações de vídeo-arte.

Os representantes das galerias estão otimistas quanto às vendas nestes cinco dias, durante os quais a organização calcula que os negócios podem somar até R$ 150 milhões.

Um deles é o diretor da galeria Sul de Montevidéu, Martín Castillo, que estreia este ano como galerista na ArtRio e que acredita que a feira, apesar de sua juventude, "está muito bem posicionada" em nível internacional.

"Mira um público muito mais internacional, não só no do Rio, mas no dos outros estados. E vieram muitos colecionadores do exterior, especialmente para a inauguração", comentou.

"Isso a está transformando rapidamente em uma feira de porte internacional", acrescentou Castillo, considerando que a mostra carioca pode colocar-se à altura da Art Basel Miami e da Art Basel Basileia.

Também com a ideia de conquistar o público local está a Delinfinitoarte, com escritórios em Buenos Aires e Bogotá, e cujo diretor criativo, Julián Mizrahi, declarou à Agência Efe que o mercado brasileiro parece "sensacional, muito emergente" e que pretendem "firmar-se nele".

"O brasileiro compra muita arte local e estão dando os primeiros passos em compras fortes internacionais", salientou.

Segundo dados divulgados pela ArtRio, nesta edição da feira foram investidos R$ 9,5 milhões.

Na primeira edição, no ano passado, 700 artistas participaram da mostra, que foi visitada por cerca de 46 mil pessoas, número que a organização espera que chegue neste ano aos 60 mil.