Apple apresenta o iPhone 5: mais fino, leve e com tela maior
Violeta Molina.
Londres, 12 set (EFE).- A Apple apresentou nesta quarta-feira a nova geração do iPhone 5, que inclui uma tela de quatro polegadas, conexão de alta velocidade usando as redes de comunicação 4G LTE, é 18% mais fino e 20% mais leve que seu antecessor, o 4S.
Com 7,6 milímetros de espessura e 112 gramas de peso, o dispositivo inclui um novo chip, o A6, que lhe permite responder com o dobro de velocidade, um conector 80% menor e uma câmera de 8 megapixels que captura imagens em maior velocidade.
Uma das grandes novidades do iPhone 5 é a tecnologia de conexão em alta velocidade LTE - até 100 mega por segundo -, uma melhora que não poderá ser desfrutada por todos os usuários do telefone, já que essas redes estão implantadas em poucos países e regiões.
Outra significativa mudança em relação ao iPhone 4S é um conector 80% menor e se chama Lightning - para torná-lo compatível com amplificadores de música e outros acessórios para iPhone existentes, os usuários precisarão de um adaptador.
O maior número de polegadas se traduz em um maior tamanho do dispositivo, mas sua largura não variou: as dimensões da tela são de 1.136 por 640 pixels e sua saturação da cor aumentou em 44%. Com a nova medida, o iPhone 5 terá 5 fileiras de aplicativos, ao invés de quatro.
Apesar da mudança, o chefe de marketing da Apple, Phil Schiller, afirmou que os "apps" desenvolvidos para modelos anteriores do iPhone continuarão funcionando sem necessidade de adaptação.
A câmera traseira é 25% menor, dispara 40% mais rápido que a do iPhone 4S e conta com um cristal de safira para proteger a lente e oferecer maior nitidez.
O dispositivo contará com a nova versão do sistema operacional iOS 6, cuja principal novidade é a aplicação de mapas e navegação - depois que a Apple se desligou do Google neste campo -, com 100 milhões de pontos de interesse e vistas tanto reais como tridimensionais.
Entre 200 novas funcionalidades, no iOS 6 se destaca o Passbook, um aplicativo para organizar bilhetes e cupons, Photo Stream, um "app" para compartilhar e comentar imagens, e a integração com a rede social Facebook - o assistente de voz Siri, por exemplo, pode escrever na rede social após "ouvir" o usuário.
O iPhone 5 chegará às lojas ao longo deste mês: no dia 21 nos Estados Unidos e em outros oito países, mas não tem data prevista de lançamento no Brasil.
Seus preços, associados a contratos com operadoras de telecomunicações, serão de US$ 199 para o modelo de 16 giga, de US$ 299 para o de 32 giga e US$ 399 para o de 64 giga.
O executivo-chefe da Apple, Tim Cook, sustentou durante a apresentação mundial do produto que este novo aparelho eleva a um "novo nível" a categoria de smartphone, apesar de suas novidades terem causado pouca surpresa porque a imprensa especializada já as tinha antecipado.
A Apple também desenvolveu novos modelos de seus reprodutores musicais iPod Touch, iPod nano e iPod Shuffle, e deu um novo design à loja musical iTunes.
Durante a entrevista coletiva, a Apple anunciou que até junho tinha vendido 400 milhões de dispositivos com seu sistema operacional iOS, 84 milhões dos quais correspondem a iPads.
Segundo Cook, a Apple ostenta 68% do mercado de tabletes, e os iPads constituem 91% do uso de internet por estetipo de dispositivo: "Não sei o que os outros tablets estão fazendo no mercado", disse, em tom irônico.
Londres, 12 set (EFE).- A Apple apresentou nesta quarta-feira a nova geração do iPhone 5, que inclui uma tela de quatro polegadas, conexão de alta velocidade usando as redes de comunicação 4G LTE, é 18% mais fino e 20% mais leve que seu antecessor, o 4S.
Com 7,6 milímetros de espessura e 112 gramas de peso, o dispositivo inclui um novo chip, o A6, que lhe permite responder com o dobro de velocidade, um conector 80% menor e uma câmera de 8 megapixels que captura imagens em maior velocidade.
Uma das grandes novidades do iPhone 5 é a tecnologia de conexão em alta velocidade LTE - até 100 mega por segundo -, uma melhora que não poderá ser desfrutada por todos os usuários do telefone, já que essas redes estão implantadas em poucos países e regiões.
Outra significativa mudança em relação ao iPhone 4S é um conector 80% menor e se chama Lightning - para torná-lo compatível com amplificadores de música e outros acessórios para iPhone existentes, os usuários precisarão de um adaptador.
O maior número de polegadas se traduz em um maior tamanho do dispositivo, mas sua largura não variou: as dimensões da tela são de 1.136 por 640 pixels e sua saturação da cor aumentou em 44%. Com a nova medida, o iPhone 5 terá 5 fileiras de aplicativos, ao invés de quatro.
Apesar da mudança, o chefe de marketing da Apple, Phil Schiller, afirmou que os "apps" desenvolvidos para modelos anteriores do iPhone continuarão funcionando sem necessidade de adaptação.
A câmera traseira é 25% menor, dispara 40% mais rápido que a do iPhone 4S e conta com um cristal de safira para proteger a lente e oferecer maior nitidez.
O dispositivo contará com a nova versão do sistema operacional iOS 6, cuja principal novidade é a aplicação de mapas e navegação - depois que a Apple se desligou do Google neste campo -, com 100 milhões de pontos de interesse e vistas tanto reais como tridimensionais.
Entre 200 novas funcionalidades, no iOS 6 se destaca o Passbook, um aplicativo para organizar bilhetes e cupons, Photo Stream, um "app" para compartilhar e comentar imagens, e a integração com a rede social Facebook - o assistente de voz Siri, por exemplo, pode escrever na rede social após "ouvir" o usuário.
O iPhone 5 chegará às lojas ao longo deste mês: no dia 21 nos Estados Unidos e em outros oito países, mas não tem data prevista de lançamento no Brasil.
Seus preços, associados a contratos com operadoras de telecomunicações, serão de US$ 199 para o modelo de 16 giga, de US$ 299 para o de 32 giga e US$ 399 para o de 64 giga.
O executivo-chefe da Apple, Tim Cook, sustentou durante a apresentação mundial do produto que este novo aparelho eleva a um "novo nível" a categoria de smartphone, apesar de suas novidades terem causado pouca surpresa porque a imprensa especializada já as tinha antecipado.
A Apple também desenvolveu novos modelos de seus reprodutores musicais iPod Touch, iPod nano e iPod Shuffle, e deu um novo design à loja musical iTunes.
Durante a entrevista coletiva, a Apple anunciou que até junho tinha vendido 400 milhões de dispositivos com seu sistema operacional iOS, 84 milhões dos quais correspondem a iPads.
Segundo Cook, a Apple ostenta 68% do mercado de tabletes, e os iPads constituem 91% do uso de internet por estetipo de dispositivo: "Não sei o que os outros tablets estão fazendo no mercado", disse, em tom irônico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.