Topo

Em Brasília, Roberta Sá e fadista Mariza abrem o Ano de Portugal no Brasil

Cantora de fado Mariza e Roberta Sá fizeram show juntas no anos de Portugal no Brasil - AP/Folhapress
Cantora de fado Mariza e Roberta Sá fizeram show juntas no anos de Portugal no Brasil Imagem: AP/Folhapress

07/09/2012 19h28

Um concerto em Brasília com as cantoras Roberta Sá, uma das principais vozes da MPB, e Mariza, uma intérprete de destaque da renovação do fado português, abriu nesta sexta-feira (7) o ano de intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal.

O espetáculo gratuito com as duas cantoras e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal no Eixo Monumental, no centro da capital, marcou a abertura tanto do Ano de Portugal no Brasil como do Ano do Brasil em Portugal.

Pouco antes do concerto, em um ato no Teatro Nacional, também em Brasília, o ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, apresentou a cerimônia oficial do lançamento do Ano de Portugal no Brasil.

O intercâmbio de artistas, mostras e representações culturais entre a antiga metrópole e sua ex-colônia foi aberto neste Dia da Independência do Brasil e se estenderá em 2013 até 10 de junho, quando é comemorado o Dia de Portugal.

O objetivo de promover a integração cultural entre os dois países teve seu primeiro fruto esta noite quando, apesar de serem intérpretes de ritmos musicais muito diferentes, Mariza e Roberta Sá cantaram os temas "Insensatez", de Tom Jobim, e "Fado Tropical", de Chico Buarque e Ruy Guerra.

Cada um dos países definiu uma programação especial para mostrar sua cultura, tanto tradicional como contemporânea, com linguagens que incluem teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas, dança e gastronomia.

A programação brasileira inclui vários shows gratuitos de músicos consagrados como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro e Martinho da Vila, além de grupos como o Monobloco.

Após o espetáculo desta noite, a programação do Ano de Portugal no Brasil continua no domingo, quando a portuguesa Mariza cantará ao lado do brasileiro Milton Nascimento em Belo Horizonte, e dois dias depois com fará o mesmo show no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Outros músicos portugueses com apresentações programadas em pelo menos 30 cidades no Brasil são The Gift, Real Combo Lisbonense, António Zambujo, Buraka Som Sistema, a fadista Carminho e Orelha Negra.

A produção cinematográfica portuguesa será tema de uma mostra paralela no Festival de Cinema do Rio, em outubro, com filmes como "Tabu" e uma retrospectiva do diretor Manoel de Oliveira.

Nas artes plásticas, se destaca a retrospectiva da obra da portuguesa Maria Helena Vieira da Silva (1908- 1992), que será exposta no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio, e, na literatura, haverá o lançamento no Brasil da coleção "Novíssimos", composta por romances de dez jovens autores lusitanos.