Topo

Novos criadores encerram Fashion Week Madri com moda à prova de crise

04/09/2012 17h18

(Corrige informações no quarto parágrafo)

Madri, 4 set (EFE).- EGO, a plataforma das últimas criações dos jovens estilistas espanhóis, encerrou nesta terça-feira a 56ª edição do Fashion Week Madri, que também assistiu à volta dos cortes clássicos e elegantes nas peças de Daniel Rabaneda, que apresentou sua coleção no espaço OFF do evento.

Para desenhar sua coleção "Home Sweet Heaven" para a próxima temporada primavera/verão 2013, Rabaneda se inspirou em fotos de parentes e produziu peças que exalam elegância e um classicismo atualizado com toques urbanos, em tecidos requintados, como os "tweeds" de ráfia.

Com linhas simples, o novato alcançou formas estruturadas e volumes "orgânicos", em desenhos em que sobrepõe camadas e cortes dando lugar a peças que valorizam as curvas femininas.

Em seguida, as propostas da marca Maria Ke Fisherman, da El Colmillo de Morsa, e do estilista Víctor Von Schwarz desfilaram no EGO.

María Lemus e Víctor Alonso, sócios da Maria Ke Fisherman, contaram à EFEstilo que pensaram sua coleção para "uma mulher malandra que anda em tribos pelos subúrbios", por isso, levaram à passarela uma coleção agressiva e rebelde com ares de figurino cinematográfico.

Os designers Elisabeth Vallecillo e Jordi Espino, dupla que dá vida à grife "El Comillo de Morsa", apostaram em estampas cheias de peixes, pássaros e girafas - essas, que também aparecem em delicadas e sutis blusas de verão.

Amarelos, lilases, vermelhos e azuis muito contidos foram o fio condutor da coleção feminina, "tons nada estridentes que deram vida a macacões, blusas, vestidos e shorts", detalhou Jordi Espino.

A El Comillo de Morsa preferiu reservar o azul marinho para a alfaiataria masculina, cor que foi permeada por notas douradas e foi vista em camisas e calças.

Já Víctor Von Schwarz se inspirou na lenda da "Dama das neves", presente na cultura de vários países, para criar uma coleção feminina e masculina branca, luminosa e onírica.

Costurada e estampada pelo jovem, nascido em Barcelona, a coleção feita em tafetá, lã, tule de seda e algodão, foi toda bordada com pérolas e strass, que simbolizaram flocos de neve.

Também na mostra paralela EGO, a designer de Cádiz Ana Sánchez exibiu hoje sua coleção "Simetrías" com vestidos conceituais e urbanos.

"É uma coleção reta e linear", definiu à EFEstilo a criadora, que se inspirou em cidades como Berlim, Amsterdã e Cádiz para criar peças elegantes e sofisticadas em preto e branco, cores que se iluminam com brilhos verdes e laranjas.

Toda a coleção foi confeccionada com seda chinesa e costurada em Sevilha, "especificamente no ateliê do estilista de alta costura Fernando Claro", detalhou Ana que, com Daniel Sánchez, seu marido, criou as estampas a partir de imagens feitas em suas viagens de lazer pela Europa.

Por sua vez, a marca RuizGalán levou à EGO uma coleção masculina feita com materiais reciclados, que considerou oportunos "nesta época de desilusão, crise econômica e incerteza", conceituou.

Com bolsas de plástico, tendas antigas, sacos de boxe e peças doadas por mais de 200 amigos e conhecidos, Pablo Ruiz Galán, junto à artista plástica Nuria Blanco, apresentou roupas que quiseram lembrar a capacidade da moda para gerar estruturas luminosas.

Destaques do OFF, Alvaro Castejón e Arnaud Maillard apresentaram a grife Alvarno para a primavera/verão de 2013, com a coleção "Las amazonas del futuro", uma surpreendente combinação de tecidos e formas.