Topo

Rijksmuseum, situado em Amsterdã, reabrirá suas portas em abril de 2013

Fachada do Rijksmuseum, museu nacional dos Países Baixos, situado em Amsterdã (22/8/12) - EFE/Robin Van Lonkhuijsen
Fachada do Rijksmuseum, museu nacional dos Países Baixos, situado em Amsterdã (22/8/12) Imagem: EFE/Robin Van Lonkhuijsen

03/09/2012 10h53

Após nove anos de reformas e remodelações, o Rijksmuseum - o museu nacional dos Países Baixos, situado em Amsterdã -, reabrirá suas portas ao público a partir do próximo dia 14 de abril de 2013, informou nesta segunda-feira (3) a imprensa holandesa.

A reforma do museu, que contou com um investimento de US$ 471 milhões, o maior destinado às pinacotecas holandesas, foi aprovada em 2001, embora as obras não tenham começado até 2004.

Por causa das inúmeras paralisações das obras, o projeto, que antes estava previsto para ser entregue em 2008, só será finalizado em 2013.

Uma das polêmicas mais evidentes neste processo foi a que envolveu os ciclistas de Amsterdã, os quais se opuseram categoricamente ao projeto original. Isso porque, a reforma fecharia uma passagem muito usada pelas bicicletas.

Após diversas mudanças, os arquitetos responsáveis pelo projeto, os espanhóis Antonio Ortiz e Antonio Cruz, modificaram sua ideia original e passaram a considerar a passagem das bicicletas na entrada do museu.

O Rijksmuseum, que foi projetado por Pierre Cuypers em 1885, contará com uma superfície expositiva (de suas salas permanentes) de 10,5 mil metros quadrados. Após essa reforma, a área total do museu será de 30 mil metros quadrados.

Uma das principais peças do museu, a obra "Guardiães da Noite", de Rembrandt Van Rijn, só chegará em março e deverá ser a última obra a voltar a ser exposta no novo Rijksmuseum.