Topo

Exposição fotográfica pelos 75 anos da Efe é inaugurada nesta quinta em SP

27/08/2012 01h37

São Paulo, 27 ago (EFE).- A agência internacional de notícias Efe festejará a partir de amanhã no Brasil, com uma exposição fotográfica, seus 75 anos de história, nos quais noticiou os principais acontecimentos mundiais através de suas coberturas jornalísticas.

A exposição itinerante "EFE 75: A história da primeira agência global em espanhol" desembarca em São Paulo como parte das celebrações pelo 75º aniversário da agência.

A mostra será inaugurada pelo presidente da Efe, José Antonio Vera, acompanhado pela diretora da agência no Brasil, Carmen Gurruchaga, além de autoridades e personalidades do empresariado, da cultura e da política.

A exposição ficará em cartaz durante 30 dias na Sala de Arte da Torre Santander, na Avenida Juscelino Kubitschek, número 2041.

Com cinco décadas de presença no Brasil, a Efe oferecerá ao público na mostra a oportunidade de fazer uma viagem no tempo por meio de 75 imagens captadas em momentos chave da história mundial, como o atentado às Torres Gêmeas, em Nova York, em 2001.

A exposição tem uma seleção sobre as coberturas da Agência Efe, como os grandes eventos esportivos, imagens de personalidades da cultura e da política internacional.

Um dos pontos altos da exposição é a foto que mostra o encontro, no dia 23 de outubro de 1940, em Hendaye (França) entre os ditadores Adolf Hitler e Francisco Franco em plena Segunda Guerra Mundial.

A foto exibida pela Efe mostra que a imagem de Franco foi manipulada por seus colaboradores porque a original o mostrava em estatura menor que o líder nazista. As duas imagens serão exibidas uma ao lado da outra.

Também chamam a atenção uma foto do guerrilheiro Ernesto Che Guevara assistindo a uma tourada e a imagem de um raio atingindo a mão direita da estátua do Cristo Redentor durante uma tempestade. Assim como esta última, são destaques na mostra fotos captadas pelos profissionais da agência no Brasil nas redações de Rio de Janeiro (Marcelo Sayão e Antonio Lacerda), São Paulo (Sebastião Moreira) e Brasília (Fernando Bizerra Jr).

"A fotografia colaborou para divulgar o nome da Efe na América do Sul e no Brasil em particular. As fotos do Brasil colaboraram para a expansão mundial da agência", disse Sayão, editor-chefe e que venceu o Prêmio Rei da Espanha de fotografia de 2001 pelo jornal "O Globo".

A mostra inclui fotos da seleção brasileira, de desfiles das escolas de samba e de políticos como a presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também está presente uma imagem da ex-senadora Marina Silva acompanhada pelo ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que faleceu em um acidente aéreo no dia 13 de agosto.

A curadoria da exposição com as 75 imagens foi realizada pelo fotógrafo mexicano radicado no Brasil Aarón Cadena Ovalle.

"O visitante vai encontrar fotos históricas que refletem o avanço da agência, o conteúdo estético das imagens e sua função informativa", explicou Cadena Ovalle.

O serviço de fotografia é uma das locomotivas da Efe, que é uma das quatro maiores agências do mundo e líder no mercado ibero-americano.

Presente no Brasil com um serviço em português, a Efe também possui mesas de edição em inglês, árabe, catalão e galego, além de escritórios em 180 cidades de 120 países. A agência possui ainda portais temáticos como Efetur e Efeagro em português. E o site www.efe.com conta com versões para Brasil, Espanha, América Latina, Portugal e Estados Unidos.

A exposição fotográfica em São Paulo sobre os 75 anos da Efe tem o patrocínio de Indra, Banco Santander, Prosegur, Telefônica, Gesaworld e Kreab & Gavin Anderson, além do apoio de Mistral, Metálicas Fergan e Air Europa.

O evento se soma a outros que desde 2013 são realizados pela agência no Brasil, como o fórum "Efe Café da Manhã", com personalidades da política e da economia, e o Troféu Efe de melhor jogador estrangeiro do Campeonato Brasileiro.

A mostra brasileira faz parte da exposição "Efe: 75 anos em fotos", que percorre várias cidades espanholas e latino-americanas. EFE

plg/id