Entretenimento

"San Francisco", o hino da paz, da liberdade e das flores no cabelo

20/08/2012 15h46

Pablo Cantou.

Redação Central, 20 ago (EFE).- O cantor Scott McKenzie, que faleceu no último sábado depois de lutar durante anos contra a síndrome de Guillain-Barre, que afeta o sistema nervoso, deu voz ao chamado Verão do Amor, no ano de 1967, com a clássica música "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)", um verdadeiro símbolo do movimento hippie.

Composta por John Phillips, da banda The Mamas and The Papas, "San Francisco" se transformou, de forma espontânea e por consenso popular, no hino do movimento do amor livre e também de toda uma geração.

Sua letra termina com "For those who come to San Francisco / Be sure to wear some flowers in your hair / If you come to San Francisco / Summertime will be a love-in there" ("Para aqueles que forem a San Francisco / Certifique-se de levar flores no cabelo / Se vai a San Francisco / Verão é o momento do amor"), ou seja, uma verdadeira declaração de amor a uma cidade e a um momento no qual o amor livre, a paz e a psicodelia marcavam as ruas desta metrópole.

O movimento beat, que já proclamava a revolução sexual, a paz e a liberdade e ao que pertenciam escritores como Jack Kerouac e Allen Ginsberg, assentaram em San Francisco as bases para que esta cidade se transformasse, anos depois, na Meca do movimento hippie.

Ali, milhares de pessoas se concentraram no verão de 1967, o chamado "Verão do amor", que transformou a cidade na capital mundial da música e da contracultura. Neste contexto, a canção composta por Phillips e interpretada por McKenzie era um hino particular.

A canção tinha sido utilizada pouco antes para promover o Festival de Pop de Monterrey de 1967, o primeiro grande festival de música ao ar livre no qual atuaram, entre outros, The Who, Jimi Hendrix e Janis Joplin e que é considerado como o precursor do histórico Woodstock, auge do movimento hippie, que ocorreu dois anos depois.

O peso da canção cruzou o oceano e influenciou bandas como Led Zepellin, que chegaram a acrescentar a música em seu repertório.

"San Francisco" também ganhou uma versão em castelhano, mas a versão dos Mustang, banda catalã da década de 60, se diferencia muito da canção original. ("Aqui estou, em San Francisco / quero evocar aquele imenso amor").

Quarenta e cinco anos depois de dar voz a "San Francisco", Scott McKenzie faleceu, aos 73 anos. Como legado, ele deixa sua voz em forma de canção, que, mais de meio século depois, segue exalando paz, liberdade e flores no cabelo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo