Topo

Chinesa Wen Xiayu vence concurso Miss Mundo 2012

18/08/2012 20h06

Ordos (China), 18 ago (EFE).- A jovem chinesa Wen Xiayu é a nova vencedora do concurso de beleza mais famoso do planeta, o Miss Mundo, que neste sábado realizou sua 62ª edição na cidade de Ordos, na região autônoma da Mongólia Interior (norte da China).

Diante de uma eufórica platéia, Wen se tornou na segunda mulher chinesa a ganhar este concurso, já que a modelo Zhang Zilin venceu o Miss Mundo em 2007, que também foi disputado "em casa".

Wen, de 23 anos, herda a coroa da venezuelana Ivian Sarcos, vencedora do concurso em 2011. Apesar desta edição não ter favorecido as candidatas latino-americanas, a brasileira Mariana Notarangelo, a mexicana Mariana Berumen e a espanhola Aránzazu Estévez ficaram entre as 15 finalistas.

A jovem chinesa, que é estudante de música, aparecia como uma das favoritas desde os primeiros instantes do concurso, quando surpreendeu a todos com seu enorme talento como cantora, uma voz de soprano que deixou o público calado.

A galesa Sophie Moulds, uma das favoritas para os especialistas, ficou em segundo lugar no concurso e ganhou o prêmio "Miss Beach Fashion", enquanto a terceira colocada foi a australiana Jessica Kahawaty.

Nesta edição, o concurso Miss Mundo 2012 apresentou várias novidades, como a primeira participação de representantes da Guiné Equatorial (Jennifer Riveiro), do Gabão e do país mais jovem do planeta, Sudão do Sul, cuja representante, Atong Demach, levou o primeiro prêmio da noite (Miss Top Model).

Também apareceu como novidade o chamado "Prêmio Multimídia", dado à modelo que conseguisse ser mais popular nas redes sociais. O prêmio, que quase acabou nas mãos da mexicana Mariana Berumen, uma das grandes favoritas, ficou nas mãos da indiana Vanya Mishra.

As participantes latino-americanas terminaram essa edição de 2012 sem conquistar nenhum prêmio, mas se mostraram contentes pela experiência de ter passado um mês na China conhecendo a cultura oriental e as meninas de todo o mundo.