Entretenimento

Viúva de Henri Cartier-Bresson, fotógrafa Martine Franck morre aos 74 anos

Stan Honda/AFP
A viúva de Herni Cartier-Bresson, a fotógrafa Martine Franck, em evento de 201o em Nova York Imagem: Stan Honda/AFP

17/08/2012 17h04

A fotógrafa belga Martine Franck, funcionária da prestigiada agência "Magnum" desde 1983 e viúva do também fotógrafo Henri Cartier-Bresson, morreu nesta sexta-feira (17) aos 74 anos, informou a imprensa francesa.

A fotógrafa, que também era presidente da Fundação Henri Cartier-Bresson, criada em 2002, será enterrada na cidade de Luberon, no sudeste da França, mesmo local onde repousam os restos de seu marido, morto em 2004. A cerimônia será íntima e reservada aos familiares.

Em comunicado, a ministra de Cultura da França, Aurélie Filippetti, destacou que Martine encantou o mundo "com um belo e lúcido olhar, o olhar de uma testemunha que também era uma artista".

Apesar de ter nascida no município de Antuérpia, na Bélgica, Martine cresceu e passou sua infância entre os Estados Unidos e a Inglaterra, antes de estudar História da Arte em Madri e continuar sua formação acadêmica na Escola do Louvre.

Martine começou a fotografar em 1963 e, ao longo de sua trajetória, passou por algumas das publicações mais prestigiadas do mundo. Uma de suas especialidades eram os retratos de artistas, incluindo o espanhol Miquel Barceló, o bielo-russo Marc Chagall e o colombiano Fernando Botero, entre outros. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo