Topo

Festival mundial de tango começa em Buenos Aires nesta terça-feira

Casal dança tango no bairro da Boca, palco de festival mundial sobre o estilo musical - Melissa Pio/UOL
Casal dança tango no bairro da Boca, palco de festival mundial sobre o estilo musical Imagem: Melissa Pio/UOL

14/08/2012 15h55

A próxima edição do Tango Buenos Aires Festival e Mundial, que começa nesta terça-feira (14) na capital argentina, contará com a participação de cerca de 2 mil músicos e dançarinos até o dia 28 de agosto.

O evento anual mais importante para os amantes do gênero será realizado no bairro portenho da Boca, considerado o berço do tango, com a Orquestra Típica Sub 25, sob a direção de Pablo Agri.

Durante o festival, organizado pelo Ministério de Cultura da cidade de Buenos Aires, o público poderá ver mais de 200 espetáculos gratuitos, dançar em milongas e assistir a aulas de tango.

Também poderá ser visitada uma grande mostra dedicada ao compositor e bandoneonista Astor Piazzolla no Centro de Exposições, por conta do 20º aniversário de sua morte.

Entre os músicos que se apresentarão destacam-se os nomes de Hernán Falabella, guitarrista que tocará no Teatro Colón, o pianista Horacio Lavandera, "Pipi" Piazzolla, Néstor Marconi, Osvaldo Berlingieri e Adriana Varela.

Além dos artistas consagrados, se apresentarão novos nomes, como Agustín Guerrero e Lautaro Greco, para "consolidar uma herança geracional que garanta o futuro do tango", explicou o ministro da Cultura portenho, Hernán Lombardi.

O festival, que deve ser assistido por cerca de 400 mil pessoas, será encerrado com um campeonato mundial de dança disputado por 500 casais de todo o mundo.