Topo

Fundação José Saramago presta homenagem a Jorge Amado com exposição

Fundação José Saramago faz exposição em homenagem a Jorge Amado - ANTONIO COTRIM/LUSAEFE
Fundação José Saramago faz exposição em homenagem a Jorge Amado Imagem: ANTONIO COTRIM/LUSAEFE

10/08/2012 17h13

 A Fundação José Saramago, herdeira do legado do Nobel português, prestou homenagem nesta sexta-feira (10) em Lisboa ao escritor brasileiro Jorge Amado, amigo e companheiro do literato português, no dia em que completaria 100 anos.

Na emblemática Casa dos Bicos, sede da Fundação, se reuniram intelectuais e membros da numerosa comunidade brasileira estabelecida na capital portuguesa para lembrar a brilhante obra de Jorge Amado, autor de clássicos como "O País do Carnaval" ou "Dona Flor e seus Dois Maridos".

Os responsáveis da Fundação - administrada pela viúva de Saramago, Pilar del Río - organizaram uma exposição na qual é possível ver desde cartas que trocaram os dois escritores até fotografias de seus encontros.

Enviados pela Companhia das Letras e pela Fundação Casa Jorge Amado, chegaram a Lisboa livros, gravações e inclusive fitas com frases escritas pelo literato brasileiro que poderão ser apreciadas a partir desta sexta-feira até o dia 20 de setembro.

Os textos de Jorge Amado - que teve um passado de militante comunista, assim como Saramago - chegaram a Portugal principalmente depois da chamada "Revolução dos Cravos" em 25 de abril de 1974, que abriu passagem à democracia no país e onde obteve um notável sucesso.

Os atos celebrados nesta sexta em sua memória tiveram um caráter festivo e incluíram um espetáculo de capoeira, assim como a venda de bebidas e comida brasileira nos estabelecimentos próximos.

Jorge Amado nasceu em 10 de agosto de 1912 na Bahia, e morreu aos 89 anos. Sua obra foi traduzida para cerca de 50 idiomas e adaptada para ser representada em cinema, teatro e televisão.

Além da Fundação José Saramago, outras entidades portuguesas também quiseram lembrar a figura do escritor brasileiro, entre elas a Biblioteca Nacional, que abriu ao público uma exposição que trata a influência de sua obra literária em Portugal.