Festival Cultural de Edimburgo terá três mil artistas de 47 países
O Festival de Edimburgo, um dos eventos culturais mais importantes do ano no Reino Unido, dá início as suas atividades nesta quinta-feira (9) com espetáculos de música, ópera, teatro, cinema e dança, os quais reúnem cerca de 3 mil artistas de 47 países.
Desta quinta até o próximo dia 2 de setembro, milhares de turistas britânicos e estrangeiros tomarão as ruas da capital escocesa para acompanhar toda diversidade festival, que apresenta desde gaiteiros escoceses até obras de Hamlet, sem deixar de lado a dança contemporânea e a sonoridade de Brahms, Mendelson, Verdi e Strauss.
Por conta dos Jogos de Londres, os organizadores do festival esperam uma grande presença de estrangeiros e, por isso, estão convencidos de que esta edição será uma das melhores já exibidas até hoje. Ao menos, a estrutura e a programação apresentada neste ano parecem ser capazes de legitimar esse objetivo.
Entre as novidades desta edição, figura a participação do coreógrafo espanhol Nacho Duato, do dramaturgo e diretor chileno Guillermo Calderón e do violoncelista brasileiro Antonio Meneses. Ao lado da pianista portuguesa Maria João Pires, o brasileiro interpretará a sonata "Arpeggione", de Schubert, e também alguns trabalhos de Mendelson.
Criado em 1947, o Festival de Edimburgo nasceu com a intenção de apresentar ao público diferentes representações artísticas de todo o mundo, executadas pelos melhores intérpretes, para enriquecer a vida cultural da Europa. Atualmente, mais de 60 anos depois, o festival é considerado como um dos eventos mais importantes do mundo, embora seu público seja formado por uma grande maioria de escoceses.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.