Topo

Escritor espanhol apresenta projeto cultural em São Paulo

Da Efe

07/08/2012 21h40

O jornalista e escritor espanhol Bernardo Gutiérrez, que apresenta nesta terça-feira em São Paulo sua obra "#24H", explicou que seu projeto questiona os formatos editoriais atuais e a literatura como um produto fechado.

A obra, de difícil classificação, é uma espécie de livro-blog que relata 24 horas na internet transcorridas entre os dias 16 e 17 de maio de 2011, tendo o movimento dos indignados como pano de fundo.

Gutiérrez afirma que custou muito a encontrar uma editora porque a obra não tem direitos autorais e a cópia está liberada, algo que para o escritor é "beneficente para a cultura e para o mercado". Em uma tentativa de descrever seu produto, Gutiérrez se limitou a dizer: "é o que você quiser".

No projeto, disponível em formato papel e digital, é abordada a mudança do modelo de direitos autorais e culturais, mas também a União Europeia e "a crise de representação política".

Um dos objetivos do autor, que ao longo de sua trajetória como jornalista trabalhou para veículos como "El Mundo", "20 Minutos", "La Vanguardia", "QuéLeer", "Interviú" e "National Geographic Traveler", é que o leitor crie seu próprio relato, que reescreva, mescle e desconstrua sua obra para "romper o tabu" de que a literatura é um produto fechado.

O escritor, autor do livro "Rua Amazonas", sobre a Amazônia brasileira, apresentou sua última criação no Centro Cultural da Espanha em São Paulo, onde mora.

Gutiérrez, que nasceu em Madri em 1975, não descartou a tradução para o português desse projeto de romance coletivo, que transita pelas novas fórmulas culturais e mudanças de paradigma do século 21.