Entretenimento

Indígenas da Guatemala poderão acessar Facebook em sua língua nativa

04/08/2012 16h24

Guatemala, 4 ago (EFE).- Os indígenas guatemaltecos da etnia Kakchiquel terão acesso à rede social Facebook em sua língua nativa a partir da próxima semana, graças a um aplicativo desenvolvido por engenheiros de computação americanos, informou neste sábado a imprensa do país da América Central.

O mecanismo foi criado pelo americano Robert Henderson para a ONG Wuqu' Kawoq e a ferramenta poderá ser utilizada por sete famílias a partir da próxima quinta-feira.

O criador da tecnologia explicou que o aplicativo rompe barreiras linguísticas pois no futuro permitirá que cerca de 700 mil guatemaltecos que falam Kakchiquel possam acessar o Facebook em sua língua materna.

Henderson disse que esta população indígena é excluída pois tem dificuldade de falar inglês ou espanhol. Segundo o americano, o Facebook é traduzido para 47 idiomas mas na Guatemala nenhuma comunidade pode utilizá-lo em sua língua nativa. O custo do projeto foi de US$ 100.

O endereço da rede social em Kakchiquel será washwuj.com, que significa Facebook em sua língua.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo