Topo

Obras em preto e branco de Pablo Picasso serão reunidas em museu de Nova York

Obra em preto e branco de Pablo Picasso será exibida no museu Guggenheim, em Nova York - Getty Images/Arnold Newman
Obra em preto e branco de Pablo Picasso será exibida no museu Guggenheim, em Nova York Imagem: Getty Images/Arnold Newman

31/07/2012 21h23

Uma exposição dedicada à obra em preto e branco do pintor espanhol Pablo Picasso reunirá, do dia 5 de outubro até 23 de janeiro de 2013, 118 pinturas, esculturas e desenhos no Museu Guggenheim de Nova York.

"Picasso Black and White" inclui obras feitas pelo italiano entre 1904 e 1971.  As telas mostram o pintor em experimentos e desenhos com tons monocromáticos, austeros e escuros por toda a sua carreira.

Uma das curadoras da exposição, Carmen Giménez, explicou em comunicado nesta terça-feira (31) que as obras, dos períodos Rosa e Azul de Picasso -- assim como a etapa de incursão pelo movimento cubista e a experimentação no surrealismo --, remetem às pinturas rupestres do período Paleolítico. Também podem se relacionar com uma tradição espanhola que usava a cor negra nas pinturas, característica perpetuada por artistas como El Greco, Diego Velázquez, Francisco de Zurbarán, José de Ribera e, principalmente, Francisco de Goya.

"Picasso fez um uso muito efetivo do preto, do branco e dos tons cinzentos, evocando texturas escultóricas", explicou Carmen. A especialista ainda garantiu que a eliminação da cor era a forma do o pintor "destacar a estrutura formal e reafirmar sua autonomia".

O artista se valeu dessas tonalidades pretas, brancas e de sombras suaves em toda a gama de cinza para recriar temas que variam das atrocidades de guerra até tabernas alegóricas, passando por intensas interpretações de obras-primas da história da arte.