Topo

Campanella apresenta "Metegol", sua ambiciosa estreia na animação

"Diana e Acteón", de Tiziano, na National Gallery de Londres - Reprodução
"Diana e Acteón", de Tiziano, na National Gallery de Londres Imagem: Reprodução

11/07/2012 20h57

Buenos Aires, 11 jul (EFE).- O argentino Juan José Campanella apresentou nesta quinta-feira em Buenos Aires "Metegol", uma ambiciosa coprodução de Espanha e Argentina com a qual o premiado cineasta estreia na animação em 3D e espera concorrer com os grandes estúdios americanos a partir do próximo dia 18 de julho.

Com um custo de US$ 20 milhões e a participação de 50 profissionais da animação, "Metegol" é o filme mais ambicioso deste gênero rodado até o momento na América Latina e "aposta no mercado internacional", afirmou Campanella em entrevista coletiva.

O vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro por "O segredo dos seus olhos" admitiu que se tivesse sabido o quanto custaria o projeto, provavelmente não teria começado, mas destacou que mesmo assim o filme está longe dos US$ 170 milhões que pode alcançar uma produção da Disney.

"Sinto um grande alívio. No cinema não existe a felicidade, mas o alívio", disse o diretor após a projeção do filme, no qual investiu cinco anos.

"Metegol", que estreia nas telas argentinas no próximo dia 18 de julho, narra um duelo pela honra, o amor e o futuro de um povo em uma partida de totó na qual os pequenos jogadores de metal ganham vida.

O filme, com roteiro de Campanella e Eduardo Sacheri, foi inspirado no conto "Memorias de un wing derecho", do falecido escritor e cartunista argentino Roberto Fontanarrosa.