Artista espanhola homenageia Oscar Niemeyer em festival de música e dança
Granada (Espanha), 1 jul (EFE).- O arquiteto Oscar Niemeyer vai ser homenageado pela bailarina e coreógrafa espanhola María Pagés, durante o Festival Internacional de Música e Dança de Granada (Espanha), que será realizado a partir desta segunda-feira.
Reconhecida internacionalmente por seu pessoal conceito estético do flamenco, a artista vai apresentar o espetáculo "Utopia", inspirado na obra do brasileiro, que aos 103 anos continua deixando sua marca em projetos, além da integridade, compromisso e solidariedade que guiaram sua vida, informou a organização em nota.
O arquiteto Oscar Niemeyer em seu escritório em Copacabana, em 2004
Niemeyer e Pagés tiveram inúmeros encontros no estúdio do arquiteto, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A partir dessa amizade e de uma profunda admiração, nasceu a obra da artista sevilhana, definida como uma reflexão emocional sobre o desejo, a imaginação e o instinto dos seres humanos que sonham com um futuro melhor.
Sete bailarinos interpretam junto com Pagés a experiência ética e estética do inconformismo e da utopia, com música interpretada ao vivo pelo espanhol Rubén Lebaniegos e pelo brasileiro Fred Martins, que compuseram as canções do espetáculo.
A montagem é, em sua essência, uma dança poetizada com poemas de Baudaleire, Benedetti, Neruda, Machado, Larbi el Harti e do próprio Niemeyer.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.