Entretenimento

Grupo islamita ameaça destruir todos os mausoléus de Tombuctu

30/06/2012 14h31

Bamaco, 30 jun (EFE).- O grupo armado islamita Ansar al Din, que controla Tombuctu, no norte de Mali, ameaçou neste sábado destruir todos os mausoléus da cidade, por considerar que as peregrinações a esses locais são "contrárias ao islã".

Os ativistas do grupo atacaram alguns mausoléus hoje, destruindo o de Sidi Mohammed e o de Sidi Moctar, informou à Agência Efe Akib Haidara, membro da universidade islâmica de Tombuctu.

"Queríamos fazer uma manifestação, mas os sábios de Tombuctu nos desaconselharam, por temerem que nos atacassem", contou Haidara, que definiu os ataques de hoje como "um crime contra a cultura universal".

Sanda Ould Soumama, braço-direito do chefe do Ansar al Din, declarou à Efe que seu grupo está decidido a "limpar" a cidade dos monumentos.

"Ou se é muçulmano, ou não. Vamos erradicar todos os comportamentos impróprios ao islã, que tem suas normas. Lutamos e sempre lutaremos para aplicar a sharia (lei islâmica) em Mali", afirmou.

O governo de Bamaco, por sua vez, condenou as profanações em nota à imprensa, dizendo que são "um novo tipo de agressão contra as povoações do norte de Mali".

Os ataques acontecem depois que a Unesco decidiu, na quinta-feira, incluir os monumentos de Tombuctu na lista de patrimônios mundiais em perigo.

Por sua riqueza histórica, Tombuctu é conhecida como "a cidade dos 333 santos".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo