Topo

News Corporation aprova sua divisão em 2 companhias, diz "WSJ"

27/06/2012 23h56

Washington, 27 jun (EFE).- A gigante da comunicação News Corporation aprovou nesta quarta-feira sua divisão em duas companhias diferentes, pelo que ficariam separados seus setores de entretenimento e de imprensa escrita, após o escândalo das escutas telefônicas, segundo informou o diário "The Wall Street Journal".

A cúpula diretiva da empresa se reuniu hoje em Nova York e tomou a decisão, que será anunciada oficialmente nesta quinta-feira, de acordo com a edição digital do citado periódico financeiro, que faz parte do grupo de mídia da News Corporation e cita uma fonte anônima familiarizada com a situação.

O magnata australiano Rupert Murdoch, presidente e executivo-chefe da News Corporation, esteve presente na reunião, segundo a fonte.

Pela decisão, a News Corporation se dividiria em duas empresas diferentes: uma dedicada ao entretenimento, com os estúdios 20th Century Fox, o canal de notícias Fox e as cadeias a cabo da Fox Broadcasting; e outra vinculada ao setor editorial e de imprensa escrita, sob a liderança dos jornais "The Wall Street Journal" e "Times" de Londres e da editora HarperCollins.

Na terça-feira, a News Corporation confirmou em comunicado que estava "considerando uma reestruturação para dividir seus setores em duas companhias cotadas separadamente", depois de o "WSJ" ter antecipado a notícia.

Murdoch rejeitou essa ideia durante anos, mas começou a considerá-la recentemente devido ao escândalo das escutas telefônicas cometidas pelo dominical "News of the World", que propiciaram o fechamento desse periódico, a renúncia de vários de seus diretores e o escrutínio do Parlamento britânico.

Desde de a News Corporation ter confirmado que estava estudando a reestruturação, suas ações no mercado Nasdaq, em Nova York, subiram 11%.