"Le Rose du Bleu (RE 22)", do artista francês Yves Klein, é vendido por 36,7 milhões de dólares
O quadro "Le Rose du Bleu (RE 22)", do artista francês Yves Klein, foi vendido nesta quarta-feira (27) por 36,7 milhões de dólares num leilão da Christie, em Londres. A venda da maior pintura de esponjas rosas representa um recorde no valor pago numa obra do artista.
O rosa do quadro de Klein "representa o espírito santo, talvez porque ele era um homem muito religioso", explicou Arno Verkade, responsável pelo leilão. Yves Klein é um dos mais conceituados representantes do Neo-dadaísmo, que na década de 60 marcou a arte pelo uso do simbolismo das cores.
A pintura mede 199 x 153 x 16 cm e é composta por nove grandes esponjas de tom rosa brilhante. A obra foi leiloada durante o evento Pós-Guerra & Arte Contemporânea da casa de leilões, que estima ter excedido 187 milhões de dólares apenas no primeiro, dos dois dias de vendas.
Outra estrela da sessão foi o quadro "Estudio para Autorretrato", do britânico Francis Bacon, em 1964. A obra foi vendida por 33,4 milhões de dólares e supõe a união entre o corpo do pintor britânico Lucien Freud e o retrato de Bacon, como descreveu Verkake.
"Struktur", pintada em 1931 pelo alemão Gerald Richter, e "Naked Portrait", do britânico Freud, foram vendidas por 11,8 e 6,6 milhões de dólares, respectivamente.
O leilão termina amanhã e contará também com o retrato azul da rainha Elizabeth, de Andy Warhol e o trabalho "Sin título" (1981), de Jean-Michel Basquiat.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.