Topo

"Le Rose du Bleu (RE 22)", do artista francês Yves Klein, é vendido por 36,7 milhões de dólares

"Le Rose du Bleu (RE 22)", do pintor francês Yves Klein é composta por nove grandes esponjas rosas - EFE
"Le Rose du Bleu (RE 22)", do pintor francês Yves Klein é composta por nove grandes esponjas rosas Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

27/06/2012 19h57

O quadro "Le Rose du Bleu (RE 22)", do artista francês Yves Klein, foi vendido nesta quarta-feira (27) por 36,7 milhões de dólares num leilão da Christie, em Londres. A venda da maior pintura de esponjas rosas representa um recorde no valor pago numa obra do artista.

O rosa do quadro de Klein "representa o espírito santo, talvez porque ele era um homem muito religioso", explicou Arno Verkade, responsável pelo leilão. Yves Klein é um dos mais conceituados representantes do Neo-dadaísmo, que na década de 60 marcou a arte pelo uso do simbolismo das cores.

A pintura mede 199 x 153 x 16 cm e é composta por nove grandes esponjas de tom rosa brilhante. A obra foi leiloada durante o evento Pós-Guerra & Arte Contemporânea da casa de leilões, que estima ter excedido 187 milhões de dólares apenas no primeiro, dos dois dias de vendas.

Outra estrela da sessão foi o quadro "Estudio para Autorretrato", do britânico Francis Bacon, em 1964. A obra foi vendida por 33,4 milhões de dólares e supõe a união entre o corpo do pintor britânico Lucien Freud e o retrato de Bacon, como descreveu Verkake.

"Struktur", pintada em 1931 pelo alemão Gerald Richter, e "Naked Portrait", do britânico Freud, foram vendidas por 11,8 e 6,6 milhões de dólares, respectivamente.

O leilão termina amanhã e contará também com o retrato azul da rainha Elizabeth, de Andy Warhol e o trabalho "Sin título" (1981), de Jean-Michel Basquiat.