Topo

Governo uruguaio controlará imprensa para lutar contra violência

20/06/2012 23h41

Montevidéu, 20 jun (EFE).- O Governo uruguaio irá controlar o conteúdo dos noticiários como parte de uma série de medidas para lutar contra a violência no país, afirmou nesta quarta-feira o ministro do Desenvolvimento Social, Daniel Olesker.

O Governo de José Mujica buscará "promover, em diálogo com os veículos de comunicação e seus trabalhadores, formas de auto-regulação quanto à publicação das informações referidas a segurança e violência", destacou o ministro em entrevista coletiva.

Também se buscará o "envolvimento" da imprensa na "promoção de valores e direitos" para alcançar uma "melhor convivência".

O anúncio é parte da denominada "Estratégia pela vida e a convivência", plano que inclui também a legalização "controlada e regulada" da maconha.

O Governo uruguaio prepara ainda uma "Lei de serviços de comunicação audiovisuais" que, segundo Mujica, tenta regular serviços como rádio e televisão, mas "sem o interesse de regular o conteúdo dos noticiários".

A ideia é garantir um sistema de imprensa "diverso e plural" e reduzir a concentração na televisão, assinalou Mujica no mês passado.

Além disso, serão assinalados na nova legislação quais são os direitos e obrigações "de caráter social" que as empresas devem observar.

"Não é um projeto de lei para amordaçar a imprensa e os jornalistas. A ideia é garantir mais liberdade de expressão, não só para a mídia, mas também para todas as pessoas", assegurou Mujica. EFE

jf/pa

(foto) (vídeo).