Topo

No ano de seu centenário, autor Jorge Amado é capa de revista espanhola

O autor baiano Jorge Amado em foto de arquivo  - José Nascimento/Folhapress
O autor baiano Jorge Amado em foto de arquivo Imagem: José Nascimento/Folhapress

19/06/2012 18h15

O escritor Jorge Amado é o assunto da nova edição da revista cultural espanhola "Turia", apresentada nesta terça-feira (19) no Instituto Cervantes de Madri com a presença de Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira das Letras (ABL). 

Por ocasião do centenário do nascimento de Amado, a publicação espanhola buscou prestar homenagem a um dos escritores mais reconhecidos da América Latina com "uma monografia repleta de inéditos". 

"Amado foi não só uma referência da literatura brasileira, mas também o responsável da imagem que de seu país tiveram muitos de seus leitores não brasileiros", destacou Antonio Maura, coordenador da nova edição da revista, apresentada na sede do Instituto Cervantes. 

O ato também contou com a presença de representantes de instituições do governo da comunidade autônoma de Aragón e da embaixada do Brasil em Madri, que, junto ao atual diretor da revista, Raúl Carlos Maícas, dedicaram palavras ao homenageado. "Jorge Amado, como brasileiro que transcendeu fronteiras, merecia uma capa em nossa revista, que sempre apoiou a universalidade da literatura", afirmou Maícas.

Ana Maria Machado ressaltou a "mestiçagem cultural" das obras de Amado e seu "talento e empatia" com a sociedade brasileira, caracterizada pela diversidade racial. "Na Academia, nos sentimos muito orgulhosos desta homenagem dedicada a um dos expoentes da literatura ibero-americana", declarou a escritora brasileira, que, assim como outros três membros da ABL, publicou artigos para a atual edição da "Turia".

São Paulo e Bahia também comemoram o centenário

Em São Paulo, a mostra "Jorge Amado e Universal" abriu as comemorações no início do ano. A exposição segue para Ilhéus, cidade natal de Amado, em 23 de julho. Ela fará parte de "Amar Amado", conjunto de homenagens que relembrarão a dança, gastronomia, teatro, música e mulheres descritas nas obras do autor. São esperadas cerca de 500 mil pessoas. 

Além dos eventos, um remake da série "Gabriela", novela inspirada no livro "Gabriela, Cravo e Canela", está sendo exibido em nove a versão na Globo.