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Matemática e computadores revolucionam batique indonésio

06/06/2012 10h07

Paula Regueira Leal.

Jacarta, 6 jun (EFE).- A técnica têxtil do batique indonésio, que se caracteriza pelo tingimento do tecido com desenhos florais chamativos, passa por uma nova revolução graças à combinação da matemática com a tecnologia dos computadores em seu processo de elaboração.

A intuição levou quatro amigos a fundar a empresa Batik Fractal, cuja maior inovação que traz para esta arte, que chegou à ilha de Java no século VI procedente da Índia e do Sri Lanka, consiste em um software que facilita "a imensa tarefa de desenhar em batique", diz à Agência Efe Nancy Margried, uma das criadoras do programa.

O batique javanês, declarado patrimônio imaterial da humanidade em 2009, representa o estampado típico da Indonésia ao ponto de o Governo declarar as sextas-feiras como dia oficial de praticar esta arte, algo que milhões de indonésios fazem esse dia antes de irem trabalhar, estudar ou à mesquita.

Nancy explica que sua aventura começou há três anos, quando ao lado de três colegas da faculdade de Matemática projetou "um software chamado jBatik para recriar desenhos tradicionais de batique através da matemática com o objetivo de dar um novo significado a este tecido".

O programa cria padrões de equações fractais (formas geométricas desiguais) que se repetem em diferentes escalas, e o computador permite desenhar milhares de estampas diferentes e economizar muito tempo no processo.

Os intrincados desenhos são feitos tradicionalmente com a técnica do tingimento com cera, substância aplicada para proteger o tecido do corante.

Esta técnica se tornou um ícone cultural e símbolo de identidade nacional na Indonésia, um arquipélago de mais de 17 mil ilhas, com 240 milhões de habitantes e centenas de artesanatos diferentes em cada região.

"Acho que sua prática em todo o país se deve ao empenho do Governo para fazer do batique uma marca registrada nacional, presente no uniforme das escolas e na vestimenta oficial nos eventos formais", acrescenta Nancy.

Na atualidade, o batique de todas as cores imagináveis e que os jovens incorporam a seu estilo casual, ou para as ocasiões especiais, é um símbolo do apogeu da cultura indonésia.

"As novas gerações de indonésios desenvolveram esta forma de preservar a cultura do país em vez de expô-la em um museu", enfatiza Nancy.

Inclusive o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, usou uma camisa de batique verde na cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático, realizada em novembro do ano passado, na ilha de Bali.

Os criadores do jBatik esperam conquistar o mercado internacional com estes exóticos tecidos com estampas modernas. "Não tem por que ser étnico", destaca a desenhista indonésia.

Os estrangeiros são os que mais ficam fascinados com a versatilidade deste estampado que se aplica à roupa, livros, mochilas e qualquer tipo de objeto, e são aqueles que vivem nas grandes cidades do país.

"Eu gosto porque é uma roupa muito formal e muito confortável para se vestir, fresca e perfeita para quando não se tem ideia do que usar", disse à Efe Mikel Aguirre, um jovem espanhol que mora em Jacarta há um ano.

Aguirre opina, no entanto, que há poucas possibilidades para a exportação porque "faz sentido dentro do contexto da Indonésia, é mais um produto cultural que casual. Os indonésios estão emocionalmente vinculados a ele, mas não acho que os desenhos façam muito sucesso fora daqui".

Por sua vez, as autoridades do país acreditam no oposto e encorajam os indonésios a empreender a aventura empresarial da confecção e exportação do batique, que ao lado do artesanato de madeira são o pilar central de uma estratégia oficial que pretende comercializar a arte tradicional indonésia em outros mercados.

A indústria criativa contribuiu com 7,4% ao Produto Interno Bruto (PIB) da Indonésia em 2011, e calcula-se que o setor facilitou a entrada no mercado de trabalho de mais de um milhão de mulheres.

A ministra de Comércio indonésia, Mari Elka Pangestu, disse recentemente que o país precisa impulsionar estes ramos de negócios que requerem baixos investimentos e trazem grandes benefícios.

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