Topo

Metallica hipnotiza as massas na abertura do Rock in Rio Lisboa

25/05/2012 23h01

Lisboa, 26 mai (EFE).- Um tridente de clássicos roqueiros, Metallica, Evanescence e Sepultura, arrastou na noite desta sexta-feira os devotos do metal para a abertura da quinta edição do Rock in Rio Lisboa.

Convincentes e estrondosos, os três grupos inauguraram o retorno à capital portuguesa do festival que começou no Rio de Janeiro de 1985 e que é hoje considerado um dos maiores ímãs musicais de público.

A lendária banda americana Metallica voltou a atrair uma legião de fãs incondicionais para o show final da noite. Segundo os organizadores, o público desta sexta-feira chegou a 42 mil, dos quais 76% compareceram apenas para ver e ouvir a banda de Los Angeles.

Com 30 anos de metal em suas veias, os fundadores do grupo, James Hetfield e Lars Ulrich, estremeceram o Palco Mundo lisboeta. Os acordes pesados e a bateria furiosa dos californianos hipnotizou o público durante duas horas e meia de show, que repassou os grandes sucessos de seus 11 discos de estúdio.

Em resposta, a maré de fãs vestidos de preto berrou enlouquecida, com mãos em chifre, cantando religiosamente as letras obscuras da endiabrada banda americana.

A simbólica "Hit the lights", um dos primeiros trabalhos compostos pelos criadores da banda em seus primórdios, rememorou suas origens e o som mais "Metallica" dos anos 80.

Essa fúria incontrolável ressurgiu junto ao lado mais transgressor em "Hell and Back", acompanhado das inconfundíveis risadas diabólicas de Hetfield.

Expostos seus pilares fundadores, a banda se deixou levar e interpretou "Master of Puppets", o single que deu nome ao terceiro disco de estúdio da banda, um dos primeiros sucessos de venda.

No meio do show, foi a vez dos pesos-pesados dos anos 90 com "The Black Album" como fio motor. Com solenidade clássica, o vocal grave de Hetfield e a poderosa bateria de Ulrich marcaram a doce e tenebrosa "Nothing Else Matters", um dos hinos aplaudidos e vitoriados da noite.

Mas sem decair nem um segundo a magia metálica, com o apoio de fogos de artifício e labaredas nos extremos do palco, seguiram até o fim "Sad but True", "Unforgiven", "My Friend of Misery" e, especial, a imperiosa "Enter Sandman".

O Metallica, que já participou do Rock in Rio de Lisboa em 2008 e 2010, voltou a fazer jus ao nome do tradicional "dia do metal" do evento, que precede ao rock e ao grunge deste sábado, a cargo de Smashing Pumpkins, Linkin Park e The Offspring.

O aperitivo desta sexta-feira na Cidade do Rock ficou a cargo do Sepultura. Acompanhada da percussão francesa de Les Tambours du Bronx, a banda de Belo Horizonte abriu o festival com "Mixture", do álbum "Kairos", o 12º trabalho do grupo.

Já o Evanescence se apresentou por volta da meia-noite (horário local) e cedeu todo seu protagonismo à poderosa voz de Amy Lynn Lee, vestida com um pomposo traje preto com saia de dançarina e botas escuras, coincidindo com os ecos obscurantistas de suas letras.

Os outros quatro palcos da Cidade do Rock lisboeta tiveram apresentações paralelas, bandas de rock emergentes e sessões de eletrônica a cargo de DJs como o duo londrino Chase & Status, o belga Lektroluv e o trio curitibano Life is a Loop.

A Cidade do Rock se transformou neste ano em quase um parque de diversões, com roda-gigante e um cabo de aço em funcionamento durante toda a noite. Dezenas de barracas de fast-food, áreas de descanso e uma peculiar recriação do berço do blues, Nova Orleans, deram ao festival uma aparência mais familiar e de entretenimento.

O Rock in Rio Lisboa termina no próximo dia 3 e terá ainda destaques como Lenny Kravitz, Stevie Wonder, Bryan Adams e Bruce Springsteen.