Topo

Romero Britto terá espaço permanente em Madri

O artista plástico Romero Britto - Onofre Veras/AgNews
O artista plástico Romero Britto Imagem: Onofre Veras/AgNews

24/05/2012 08h07

O artista brasileiro Romero Britto possuirá um espaço permanente em Madri, na sala Pop Gallery 11, onde será exibida com exclusividade obras do criador que funde pop, cubismo e grafite.

Este espaço, que abre suas portas com a intenção de aproximar a arte do criador brasileiro e o de outros artistas, exibirá obras de destaque de Britto junto a peças de produção comercial. "Queremos tornar esse artista conhecido na Espanha, já que é reconhecido internacionalmente, mas tem pouca presença no país", disse à Agência Efe Paola Casha, diretora da galeria.

De acordo com a diretora, a intenção da galeria é fazer com que o público seja atraído a passear pelo espaço. A Pop Gallery 11 é um espaço de troca entre artistas estrangeiros e locais, onde os visitantes podem confrontar obras e desfrutar trabalhos de criadores consagrados e emergentes

Além de mostrar a obra de Romero Britto, a galeria organizará exposições itinerantes do artista em diferentes cidades.

Estabelecido em Miami (EUA) há 25 anos, Britto conseguiu reconhecimento internacional com suas obras geométricas e coloristas. Referência internacional do cubismo néon-pop, as criações do brasileiro combinam elementos do cubismo, da arte pop e do grafite.

Seu trabalho se identifica com os ícones do pop Art Andy Warhol, Roy Lichtenstein e Keith Haring e tem influências das vanguardas do cubismo histórico de Pablo Picasso, Joan Miró e Henri Matisse.

Artista do retrato da infanta Leonor e dos Reis Juan Carlos e Sofía, Britto realizou interpretações de figuras políticas, da nobreza e artistas. O brasileiro, criador da Fundação Britto, também produz murais, campanhas propagandistas para empresas, móveis e até carros.

Além disso, o brasileiro criou o monumento "The Big Apple" que simboliza a cidade de Nova York no aeroporto John F. Kennedy e recriou a pirâmide de Gyza em plenário Hyde Park em Londres.

Com a exibição de forma permanente da obra do artista brasileiro, Madri se soma a cidades como Cingapura, Paris, Xangai, Berlim, Londres, Mônaco, Basileia ou Roma.