Topo

Violência gângster de "Os Infratores" abala e desperta interesse em Cannes

19/05/2012 12h03

Alicia García de Francisco.

Cannes (França), 19 mai (EFE).- O diretor australiano John Hillcoat ganhou neste sábado o interesse do público do Festival de Cannes com a exibição do filme "Os Infratores", história violenta sobre a época da Lei Seca na Virgínia na qual se destaca a esplêndida atuação de Guy Pearce no elenco liderado por Tom Hardy e Shia LaBeouf.

Baseada em fatos reais e com um roteiro assinado pelo músico Nick Cave, "Os Infratores" é um longa-metragem que encontra paralelismo claro com o momento atual, explicou Hillcoat em entrevista coletiva ao apresentar sua obra, que concorre na mostra oficial desta 65ª edição do Festival de Cannes.

Ele compara a proibição do álcool vigente nos Estados Unidos entre 1920 e 1933 com a existente hoje em dia com as drogas. "Estamos em uma época de insegurança e instabilidade", declarou o diretor, falando sobre crise econômica e política. Isso, segundo ele, causa "certa fascinação" entre os cineastas.

"Os Infratores", reconhece Hillcoat, é influenciado pelo clássico "Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas" (1967). Com grande interesse pela época e ambiente dos Estados Unidos, a obra mescla máfia com um pouco de faroeste e conta com a aparição estelar de Gary Oldman com uma metralhadora ao mais puro estilo Al Capone.

Irregular em seu desenvolvimento e com alguns elementos narrativos que interrompem sua fluência, o filme surgiu da leitura do livro de Matt Bondurant sobre a vida de seu avô e de seus tios-avós. Todo o material estava nesse livro, "incrível", nas palavras do roteirista Nick Cave, para quem "foi um sonho escrever esse roteiro".

Cave, que protagonizou grande parte da entrevista coletiva com suas brincadeiras e comentários ante os risos de seus colegas - especialmente de Tom Hardy e Jessica Chastain -, enfatizou que não gosta de violência, mas sim quando é Hillcoat quem a retrata.

"O livro une sentimentalismo com uma violência muito crua", admite. Para ele, o enredo consegue ao mesmo tempo abordar uma história muito clássica - as preferidas de Cave, cujo trabalho em "Os Infratores" foi seu terceiro roteiro cinematográfico após "Ghost... Of The Civil Dead" (1988) e "A Proposta" (2005), ambas com Hillcoat.

E, para Cave, o diretor trata a violência do novo filme de uma forma muito particular. "Estabelece uma relação com a violência brutal e rápida, algo apaixonante e refrescante".

A crueldade se mostra como um dos elementos protagonistas em "Os Infratores". O banho de sangue envolve o espectador dentro da história de três irmãos que vivem à margem da lei, traficando com álcool, o que os leva a enfrentar o agente encarregado de acabar com essas práticas, Guy Pearce.

A mera aparência física de Pearce - sem supercílios, cabelo penteado ao meio, permanentemente com luvas de couro e um meio sorriso aterrorizante - já dá a entender do que é capaz um personagem que vai se mostrando central na história.

"Tinha de estar à altura com esse corte de cabelo", brincou o ator australiano, que destacou o ar tenso do personagem, "vaidoso e com uma visão obscura do mundo".

E junto a Pearce e aos três irmãos, há uma série de personagens que completam a personalidade de Hillcoat.

Jessica Chastain interpreta uma mulher "que vem de uma situação muito difícil e que encontra seu lugar com estes três irmãos", segundo a atriz explicou na entrevista coletiva, enquanto Mia Wasikowska encarna uma jovem religiosa que se apaixona por LaBeouf e "luta contra a sociedade" e o sistema, o que ela própria afirmou ter gostado muito.

Mia compartilha quase todas suas cenas com LaBeouf, que classificou seu personagem como "vulnerável". De poucas palavras na entrevista, o ator descreveu-o como um jovem que não gosta de violência, o que contrasta com uma história "muito suja" e "bastante crua".