Entretenimento

Morre Gordon Willis, diretor de fotografia de "O poderoso chefão"

19/05/2012 01h01

Redação Cultura, 19 mai (EFE).- Gordon Willis, diretor de fotografia da trilogia "O poderoso chefão" e de obras-primas de Woody Allen como "Manhattan" e "Annie Hall", morreu aos 82 anos de idade, segundo informam as publicações especializadas de Hollywood "Deadline" e "Variety".

A Sociedade Americana de Cinematografia (ASC), da qual Willis fazia parte, expressou nesta segunda-feira seus pêsames em redes sociais pela morte de Willis, indicado em duas ocasiões ao Oscar e que em 2009 obteve uma premiação em homenagem ao conjunto de sua carreira.

"É uma perda monumental. Foi um dos gigantes que mudou totalmentr a imagem dos filmes. Nada que foi rodado antes de 'O poderoso chefão' e o 'O poderoso chefão 2' tinha esse aspecto", disse o presidente da ASC, Richard Crudo.

Nascido no bairro nova-iorquino de Queens, Willis era conhecido como o "Príncipe da escuridão", por sua habilidade no uso das sombras, até o ponto de que por vezes não se distinguia com clareza o rosto dos personagens.

Willis participou ao lado de Alan J. Pakula de grandes filmes como "Todos os homens do presidente", "Klute, o passado condena" e "A trama". Além disso, colaborou com Woody Allen na década de 80 em obras como "Zelig", "Sonhos eróticos de uma noite de verão", "Broadway Danny Rose" e "A rosa púrpura do Cairo".

"Fazer uma fotografia bonita é fácil, é o mais fácil do mundo. Mas uma fotografia que completa uma imagem, de cima a abaixo, em coerência com o conteúdo, isso é o mais bonito. Não se trata de pôr a fotografia na frente da história, mas que faça parte dela", disse Willis sobre seu ofício.

Sete dos filmes nos quais trabalhou no período entre 1971 e 1977 acumularam 39 indicações ao Oscar e ganharam 19 estatuetas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Entretenimento

Topo